Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Crise financeira pode ser mais longa, diz presidente do BC

[vc_column width=”1/1″][vc_column_text css=”.vc_custom_1580925754915{padding-right: 13% !important;padding-left: 13% !important;}”]

A crise financeira provocada pela pandemia do novo coronavírus “pode ser mais longa e o desvio fiscal pode ser maior”, disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na última quarta-feira, 20.

→ Leia também: IBC-Br registra queda de 5,9% em março, diz BC

Durante um evento virtual, Campos Neto ressaltou que o governo, atualmente, está fazendo um “desvio fiscal”, mas com a indicação de que voltará para os “trilhos”.

Em meio à crise, o governo federal lançou uma série de programas de auxílio às famílias e empresas nos últimos meses. Segundo a Agência Estado, boa parte deles aumenta as despesas do Tesouro, o que prejudica o controle fiscal.

No início de maio, o Ministério da Economia estimou um rombo de R$ 601,2 bilhões para o setor público em 2020, devido aos gastos com a crise. O número equivale a 8,27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Autonomia do BC

O presidente da autarquia também comentou que o projeto de autonomia da instituição está pronto para ser votado. Ele ainda disse que o BC não está atrasando nenhum projeto em função da pandemia.

“Seguimos com o projeto open banking dentro do previsto. Não está atrasado”, afirmou.

Foto: Agência Brasil

[/vc_column_text][/vc_column]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.