Navegue:
Bolsas mundiais operam reduzidas, com feriado nos EUA e no Reino Unido

Bolsas mundiais operam reduzidas, com feriado nos EUA e no Reino Unido

Enquanto isso, as bolsas que estão abertas apresentam sinais variados, após semana de fortes altas

shutterstock 751455562
Por:

Compartilhe:

Por:

Hoje o dia é de liquidez reduzida, com os mercados internacionais fechados para o feriado do Memorial Day, nos Estados Unidos, e o Spring Bank, no Reino Unido. Enquanto isso, as bolsas que permanecem abertas apresentam sinais variados nesta segunda-feira, 31. 

A começar pelas bolsas asiáticas, que fecharam mistas, com a bolsa do Japão tendo desempenho negativo em meio à preocupação com o contágio do coronavírus, às vésperas das olímpiadas.

Também pesaram para os investidores de lá os indicadores da indústria de manufatura, com o índice de gerentes de compras industrial (PMI) chinês recuando para 51 em maio, abaixo das expectativas de especialistas, que esperavam os mesmos 51,1 de abril.

Por outro lado, o PMI de serviços da China avançou de 54,9 para 55,2 no mesmo período. De forma geral, as leituras acima de 50 sugerem expansão de atividade.

Na Zona do Euro, as notícias são boas. O relatório de perspectiva econômica da OCDE publicado nesta segunda-feira, prevê boa recuperação para a região, porém de forma desigual. 

A organização espera uma alta de 5,8% no PIB global em 2021, frente a contração de 3,5% de 2020. Para o G20, a previsão é de crescimento de 6,3%, e para a Zona do Euro, de 4,3%. Entre os principais desafios sinalizados no relatório, a falta de vacinas para países não desenvolvidos é o destaque. 

Cenário interno 

No Brasil, a CPI da Pandemia deve ouvir diversos médicos nesta semana, enquanto os governadores convocados pedem que suas participações sejam uma opção, não uma obrigatoriedade.

Até o momento, 21,36% da população brasileira está vacinada com a primeira dose do imunizante, enquanto os casos de contágio e mortes continua em patamares elevados.

No cenário político, o presidente da Câmara, Arthur Lira, usou suas redes sociais no final de semana para defender, de forma indireta, o fatiamento da reforma tributária. Outras manifestações que podem chamar a atenção do mercado são do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes na abertura do Brazil Investment Forum nesta segunda.

Na agenda econômica, hoje teremos dados da sondagem de serviços e do comercio, além do relatório Boletim Focus. Para a semana, investidores aguardam os dados do PIB do Basil, que sairá amanhã, 01.

Na agenda corporativa, o destaque é a entrada da Dotz na B3. Atenção para o setor de energia, com o risco de crise hídrica no país, devido ao baixo volume de chuvas.

Compartilhe: