Os mercados globais ensaiam recuperação após sofrerem um baque na semana passada. Contudo, os investidores ainda mantêm as atenções voltadas ao risco da variante delta e as repressões reguladoras da China.
As bolsas europeias e os futuros americanos operam em alta, a exemplo dos já encerrados mercados asiáticos, que fecharam no campo positivo nesta segunda-feira, 23, após autoridades informarem que não houve nenhum caso local de Covid-19 pela primeira vez desde julho.
Nesta semana, importantes indicadores serão divulgados, incluindo o simpósio de Jackson Hole na quinta-feira (26), que pode oferecer informações sobre como e quando o Federal Reserve planeja reduzir as compras de títulos. O calendário reserva também a segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, além dos números de pedidos de bens duráveis nos Estados Unidos, que saem na quarta, 25. Já na sexta, dia 27, será apresentado o índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), um dos principais números de inflação acompanhado pelo Fed.
Quanto às commodities, o preço do petróleo sobe, enquanto o minério de ferro apresenta queda. Já o bitcoin retomou aos US$ 50 mil pela primeira vez desde meados de maio, com os investidores animados com a notícia de que o PayPal, gigante dos pagamentos globais, liberou a compra, posse e venda de criptomoedas para clientes no Reino Unido. A partir desta semana, os usuários da plataforma na região poderão acessar serviços de negociação de criptomoedas dentro do sistema.
No Brasil, o ambiente político segue no foco das atenções, com debates sobre reforma do Imposto de Renda, reforma eleitoral, PEC dos Precatórios, além do agravamento da crise institucional, depois que Jair Bolsonaro apresentou ao Senado o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF).
Na agenda econômica, o principal destaque dessa segunda-feira, 23, é o relatório do Boletim Focus, que sairá às 8h30. A semana ainda reserva importantes indicadores, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), na quarta-feira, 25.
Foto: Unsplash