Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa cai 0,93% e acumula queda de 2,26% na semana, cenário político e o que influencia o mercado hoje

Ibovespa, principal indicador da B3, encerrou em queda de 0,93% no pregão da última sexta-feira, 10, aos 114.285,93 pontos, puxado pela tensão no cenário político. Na semana, o índice acumulou baixa de 2,26%. 

O índice até ensaiou uma recuperação durante o dia, porém fechou a sessão no campo negativo após o Supremo Tribunal Federal anunciar que irá julgar em plenário se o presidente da Câmara, Arthur Lira, deverá cumprir prazo para analisar os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. 

Entretanto, esta temática sobre a sessão ainda não possui data marcada.  

Do lado positivo do indicador, tivemos as ações das empresas de frigoríficos, que passaram a subir após a divulgação de um crescimento de 7,7% nos abates de carne de frango e suínos para a exportação em comparação com 2020. 

A Minerva (BEEF3) se valorizou 5,28%, seguida pela BRF (BRFS3), com alta de 3,24%, e Marfrig (MRFG3), que avançou 2,45%.  

Enquanto isso, o campo negativo ficou com os papéis das varejistas, com a Magazine Luiza (MGLU3) como destaque de queda (8,59%), após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar as vendas do varejo, que tiveram crescimento de 1,2% em julho.  

Mesmo com o número acima da expectativa média do mercado, os investidores estão receosos sobre o quanto o aumento da inflação vem corroendo o poder de compra do consumidor.  

Vale destacar que a inflação está próxima da casa de dois dígitos, considerando que a última divulgação do IPCA mostrou o índice a 9,68% nos doze meses.  

Nos Estados Unidos, as bolsas também encerraram em queda devido ao aumento das preocupações sobre o avanço da inflação, que ofuscou o alívio nas tensões entre o país e a China após as conversas entre os presidentes das duas potências.  

Em Wall Street, o Dow Jones fechou em baixa de 0,78%, a 34.607 pontos. 

Já o S&P 500 recuou 0,77% a 4.458 pontos, seguido pelo Nasdaq, que caiu 0,87% a 15.115 pontos. 

Por outro lado, o dólar comercial registrou alta de 0,84%, cotado a R$ 5,2671 na venda. 

Agenda Econômica 

Para esta segunda-feira, 13, os investidores deverão acompanhar a divulgação do Boletim Focus para tentar traçar as projeções do mercado para alguns indicadores, como o PIB, inflação e a Selic.  

Do lado externo, a agenda está bem esvaziada de indicadores. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.