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BDRs da Netflix (NFLX34) despencam quase 25% após anúncio de primeira perda no total de usuários em 10 anos

Companhia perdeu 200 mil usuários no primeiro trimestre deste ano

Foto: Reprodução Netflix

Depois de a Netflix reportar a perda de usuários pela primeira em vez em dez anos, pegando o mercado de surpresa, os BDRs (Brazilian Depositary Receipt) da empresa, espelhados na Bolsa brasileira pelo ticker NFLX34, caíam quase 25% pouco antes do meio-dia desta quarta-feira (20), a R$ 20,66.

Ontem, após o fechamento de mercado, a empresa divulgou o seu balanço do primeiro trimestre do ano, com lucro líquido de US$ 1,6 bilhão, em linha com o esperado pelo mercado. No entanto, o que chamou a atenção foi a perda de 200 mil usuários ao longo do período.

Segundo a Netflix, um dos fatores por trás da queda foi a suspensão dos serviços na Rússia, que causou a retirada de 700 mil usuários. Excluindo esse impacto, o saldo teria sido de crescimento de 500 mil usuários.

2 milhões no segundo trimestre

Para o segundo trimestre, a Netflix projeta perda líquida de 2 milhões de usuários, considerando que a aquisição de clientes deve continuar lenta no curto prazo e que o período costuma ter adições menores do que o primeiros três meses do ano.

Outra linha que deve sofrer impacto nos próximos trimestres é a receita. Entre janeiro e março deste ano, a receita da Netflix alcançou US$ 7,868 bilhões, uma alta de 16% na base anual, mas um ritmo de crescimento menor que o registrado nos trimestres anteriores.

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Na carta aos acionistas, a companhia afirmou que a sua alta penetração e a concorrência estão afetando o crescimento de receita, além de uma base de comparação alta devido ao período da pandemia, quando a plataforma cresceu acima da média.

A Netflix acrescenta também que fatores macroeconômicos, como a desaceleração no crescimento da economia mundial, eventos geopolíticos como a invasão russa à Ucrânia e perturbações causadas pela Covid-19 também podem estar tendo impacto na operação da empresa.

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