BCE sobe juros pela primeira vez em 11 anos – veja o que importa hoje

Investidores repercutem ainda retomada do fornecimento de gás russo para a Europa e prévia da Petrobras

Foto: Shutterstock

Segundo mais de 50 outros bancos centrais pelo mundo, o Banco Central Europeu eleva nesta quinta-feira (21), pela primeira vez em 11 anos, os juros da União Europeia, em uma decisão que simboliza o tamanho das pressões inflacionárias enfrentadas pelo mundo em um cenário de pandemia ainda incomodando e guerra entre Rússia e Ucrânia.

Apesar de um aumento de 0,50 ponto percentual ter sido considerado pelo mercado, o mais provável é que a decisão seja de subir a taxa em 0,25 ponto, medida destinada a combater uma alta de preços que atingiu 8,6% em 12 meses encerrados em junho. A decisão será divulgada às 9h15.

Se esse cenário se confirmar, o bloco comercial passará a ter uma taxa ainda negativa de 0,25% ao ano. As atenções se concentrarão principalmente na entrevistas coletiva que será concedida pela presidente do BCE, Christine Lagarde, às 9h45, com os investidores em busca de pistas do ritmo de aumentos que será adotado daqui para a frente.

Os mercados ainda repercutem a retomada parcial do gasoduto Nord Stream 1, que transporta gás russo para a Europa e que ficou em manutenção programada por 10 dias. As informações de que o fornecimento poderia não ser retomado pelos russos levou o mercado a precificar uma desaceleração econômica mais intensa no bloco comercial.

Leia mais: 
Europa quer cortar consumo de gás antes que Rússia a obrigue a fazer isso

À espera da decisão, os índices futuros americanos operavam mistos nesta manhã. Por volta das 8h10, o Dow Jones caía 0,27%, o S&P 500 perdia 0,26% e o Nasdaq estava quase estável, em leve alta de 0,01%. No mesmo horário, o EuroStoxx 50, principal índice europeu, estava estável.

Nesta quinta, os investidores ainda monitoram a divulgação dos dados atualizados de auxílio desemprego nos Estados Unidos, que serão informados às 9h30.

Por que isso importa? 

Taxas de juros mais elevadas em grandes economias, como países da Europa e Estados Unidos, retiram a atratividade de ativos de risco e de países emergentes como o Brasil. Além disso, o movimento de aperto monetário pelo mundo pode levar a uma recessão da economia global.

Prévia da Petrobras

Os investidores ainda acompanham a divulgação da prévia operacional da Petrobras (PETR3, PETR4), que será divulgada após o fechamento do mercado, e a teleconferência da Weg (WEGE3), que acontece às 11h.

Saiba mais: 
Weg (WEGE3) sofre com suprimentos e vê rentabilidade no menor nível em 2 anos; ação cai quase 4%

Os investidores buscarão na conversa informações sobre os próximos passos da empresa, que reportou lucro líquido de R$ 912 milhões no segundo trimestre, queda de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.