Banco do Brasil (BBAS3) e brMalls (BRML3) saem da lista de queridinhas do Itaú BBA

Alteração está relacionada a novas perspectivas para economia e a sinais dados pelo próximo governo

Foto: Shutterstock/rafapress

A piora no mercado de ações brasileiro levou os especialistas do Itaú BBA a alterarem a lista das dez ações mais recomendadas pela instituição. Saíram da carteira Banco do Brasil (BBAS3) e brMalls (BRML3), e no lugar delas entraram Equatorial (EQTL3) e Suzano (SUZB3), respectivamente.

A troca dá um caráter mais “defensivo” à carteira intitlada “Brazil Buy List” – ou seja, a deixa menos suscetível ao desempenho da economia, que pode piorar, segundo alerta o Itaú BBA.

“A recente sinalização da próxima administração nos deixou mais cautelosos com a perspectiva fiscal e dos juros do Brasil, com a governança corporativa e a lucratividade futura das estatais, com o ambiente regulatório, com o papel dos bancos públicos na economia e com a perspectiva para o real”, disse o banco, em relatório.

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

A sinalização mencionada pela instituição foi a decisão da Câmara dos Deputados de alterar a Lei das Estatais para facilitar a indicação de políticos para o comando destas companhias.

“Acreditamos que o motivo por trás da rápida aprovação foi permitir a indicação de políticos para posições essenciais em estatais”, disse o Itaú BBA. A alteração ainda precisa passar pelo crivo do Senado e por sanção presidencial antes de entrar em vigor.

Lei das estatais pesa sobre visão do Itaú BBA

A alteração na Lei das Estatais foi um dos motivos que levaram à remoção do Banco do Brasil da carteira do Itaú BBA. O banco avalia que a governança da empresa pode ser prejudicada se a proposta avançar no Congresso, e está “mais preocupado” com o papel dos bancos públicos na economia daqui para frente.

Já a brMalls saiu da carteira por causa do aumento significativo das taxas de juros futuros e da decisão do Itaú BBA de evitar setores cujos resultados sejam mais afetados por este tipo de movimento.

“Ainda achamos que a integração com a Aliansce pode ser um gatilho positivo para a ação, mas preferimos reduzir nossa exposição a apostas domésticas neste momento”, disse o Itaú BBA em relatório.

Os demais componentes da carteira recomendada do Itaú BBA são Assaí (ASAI3), B3 (B3SA3), Eletrobras (ELET3), Gerdau (GGBR4), Mercado Livre (MELI34), Prio (PRIO3), Sabesp (SBSP3) e Vale (VALE3).

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.