Os negócios desta quarta (16) devem ser dominados por dois fatores: a ata do Fomc, colegiado do Federal Reserve (o Fed, banco central americano), e a votação dos projetos de lei para reduzir preços de combustíveis no Brasil.
Por lá, a ata da última reunião, que será divulgada às 16h, pode ajudar a esclarecer os próximos passos da política monetária nos Estados Unidos. Em meio à escalada nos preços das commodities, muitos bancos já veem sete altas nos juros americanos, hoje próximos de zero, em 2022.
Ou seja, a autoridade monetária dos EUA poderia subir as taxas em todas as reuniões previstas para este ano. O Fed deve iniciar o ciclo de alta já na próxima reunião, em março, e a dúvida é se vem pela frente uma alta de 0,25 ponto percentual ou se o banco central mais importante do mundo já irá iniciar com um aumento de 0,50 ponto.
Essa sinalização é importante porque quando os juros americanos sobem, investimentos considerados mais arriscados, como ativos de países emergentes, perdem atratividade.
Ontem, a sinalização de que a Rússia estaria disposta a pelo menos negociar, com a retirada de algumas tropas da fronteira da Ucrânia, animou os mercados –uma eventual invasão comprometeria ainda mais os preços de petróleo e fertilizantes, colocando ainda mais pressão na inflação.
Por outro lado, o PPI (índice de preços ao produtor) nos Estados Unidos fechou janeiro em alta de 1%, o dobro do que vinha sendo esperado por analistas de mercado, o que eleva a chance de o Fed ser mais duro com as pressões inflacionárias.
Na manhã de hoje, as principais bolsas internacionais operam próximas da estabilidade.
Por volta das 07h50, o índice Euro Stoxx 50 registrava alta de 0,10%. Já os contratos futuros americanos operavam no vermelho, com o Dow Jones caindo 0,19%, o S&P 500 registrando queda de 0,17% e o Nasdaq com perda de 0,14%.
Projetos para combustíveis vão ao Senado
No mesmo horário da divulgação da ata do Fomc, às 16h, está marcada no Senado sessão para a votação de projetos de lei para redução dos preços dos combustíveis.
As duas propostas em análise preveem a criação de um fundo para estabilização de combustíveis por meio da taxação de exportações de petróleo e o estabelecimento de um valor fixo para cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre diesel.
Leia mais
Balanços
Nesta quarta divulgam seus balanços do quarto trimestre WEG (WEGE3) e BTG Pactual (BPAC11), antes da abertura do mercado. Totvs (TOTS3) e EDP Energias do Brasil (ENBR3) informam seus resultados após o fechamento.
Veja abaixo a agenda completa:
- Às 10h30, o Census Bureau dos Estados Unidos divulga as vendas do varejo americano em janeiro.
- Às 11h15, o Federal Reserve informa a produção industrial dos Estados Unidos em janeiro.
- Às 12h30, o DOE (Departamento de Energia dos EUA) divulga os estoques de petróleo atualizados até 11 de fevereiro.
- Às 16h, sai a ata da última reunião do Fomc (comitê de política monetária do Federal Reserve).