Ata do Copom, IPCA, balanços e fala de Powell – veja o que importa na semana

Índices futuros americanos operam em queda na manhã desta segunda-feira

Foto: Shutterstock/rafastockbr

Os investidores acompanham nos próximos dias dados importantes para a calibragem das expectativas para juros e dólar no Brasil e nos Estados Unidos, com a ata da última reunião do Copom, dados de inflação brasileira e fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.

Nesta terça-feira (7), às 8h, o Banco Central publica a ata do encontro do comitê de política monetária da semana passada, onde o colegiado indicou que a taxa básica deve permanecer no patamar atual, de 13,75% ao ano, até 2024.

O documento será esquadrinhado pelos investidores, à procura de mais pistas sobre o posicionamento do comitê quanto aos riscos fiscais representados pelo novo governo.

O clima entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, anda cada vez mais tenso, com sinais de que Lula acredita que Campos Neto está excessivamente comprometido com o governo anterior, de Jair Bolsonaro.

Por outro lado, o comunicado do último Copom foi bastante duro, com o BC de olho na alta das expectativas de inflação.

Leia mais:

Um dos pontos de atenção do mercado hoje será a participação de Lula da posse do novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que acontece às 10h no Rio de Janeiro, com os investidores atentos a sinalizações de uso do banco público de forma massiva para redução dos juros pagos por empresas.

Balanços, Focus e IPCA

Os investidores ainda estarão atentos à temporada de balanços brasileira, que ganha força nesta semana com a divulgação de resultados de peso, como Itaú Unibanco, Bradesco, Multiplan e Usiminas.

Calendário de resultados da semana

Os investidores acompanham ainda a reação do mercado ao Boletim Focus desta segunda-feira (6), que pode mostrar aumentos ainda maiores nas expectativas de inflação, e dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro, que serão informados na próxima quinta.

O mercado também monitora informações sobre a atividade brasileira, com os dados de comércio e serviços de dezembro, que serão informados na quinta e sexta-feira, respectivamente, pelo IBGE.

Confira também:

Powell fala após payroll

Amanhã, às 14h, ainda haverá fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que participa de evento do Clube de Economia de Washington. No encontro, Powell pode falar sobre os últimos dados do payroll, que mostrou um mercado de trabalho muito mais aquecido do que o esperado em janeiro.

Os investidores temem que o banco central americano será obrigado a deixar os juros altos por mais tempo, o que pode induzir a economia americana a entrar em recessão.

Saiba mais:

Nesta segunda, por volta das 8h, os índices futuros americanos operavam em queda: o Dow Jones caía 0,76%, o S&P 500 recuava 0,93% e o Nasdaq operava em queda de 1,11%. No mesmo horário, o EuroStoxx 50 recuava 1,53%.

Veja abaixo a agenda completa:

Segunda-feira

Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com as projeções de analistas para inflação, juros, câmbio e PIB.

Às 10h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin participam da posse de Aloizio Mercadante como presidente do BNDES.

Terça-feira

Às 8h, o Banco Central publica a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC).

Às 10h30, a Anfavea (associação das montadoras) divulga a produção, emplacamentos e exportações de veículos em janeiro.

Às 14h, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fala em evento do Clube de Economia de Washington.

Quinta-feira

Às 9h, o IBGE divulga o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro.

Às 9h, o IBGE informa a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) de dezembro.

Sexta-feira

Às 9h, o IBGE divulga a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de dezembro.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.