Navegue:
Ata do Copom, inflação de março e o que mais você precisa saber para investir bem na semana

Ata do Copom, inflação de março e o que mais você precisa saber para investir bem na semana

Investidores ainda acompanham nos próximos dias os balanços da JBS, Cogna, Locaweb e Hapvida

Imagem ampliada de cotações da Bolsa de valores

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

Os investidores começam a semana de olho nas negociações pela paz entre Rússia e Ucrânia, ao mesmo tempo em que realizam nos próximos dias uma espécie de imersão em cenários para a inflação (e portanto para juros) nos próximos dias: a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), o relatório trimestral de inflação e dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de março.

Na manhã desta segunda (21), os índices futuros americanos estão em leve queda, enquanto que as bolsas europeias operam sem direção única, em meio às expectativas de mais negociações entre russos e ucranianos e ao avanço de uma subvariante BA.2 na Europa.

Por volta das 8h10, o Dow Jones recuava 0,31%, o S&P 500 caía 0,15% e o Nasdaq operava em queda de 0,30%. O EuroStoxx 50 estava próximo da estabilidade.

Inflação

Amanhã (22), a divulgação da ata da última reunião do Copom pode esclarecer as dúvidas em torno do comunicado do último encontro de política monetária, quando a taxa básica (Selic) foi elevada em 1 ponto percentual, a 11,75% ao ano. O documento adotou um cenário alternativo para a projeção de inflação, considerando a cotação prevista pelo mercado futuro para o petróleo, o que não foi bem visto por parte do mercado.

Leia mais

Mais informações sobre o tema virão na quinta (24), quando o Banco Central divulgará o relatório trimestral de inflação, com as diretrizes das decisões adotadas pelo colegiado e considerações para o cenário econômico e projeções para a alta de preços. No mesmo dia, tem entrevista do presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Por fim, sexta (15) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga os dados do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de março, que mostrará até que ponto a guerra no Leste Europeu e o reajuste de combustíveis pela Petrobras já estão batendo nos preços.

Balanços

Nos próximos dias, o mercado ainda acompanha uma bateria de balanços importantes, como JBS, Locamerica, Hapvida e Cogna.

Segunda-feira

Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com projeções de analistas para inflação, juros, PIB e câmbio.

Às 13h, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa.

Balanços

Após o fechamento do mercado, Eneva (ENEV3), JBS (JBSS3) e Locamerica (LCAM3) divulgam seus resultados do quarto trimestre de 2021.

Terça-feira

Às 8h, o Banco Central divulga a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

Às 11h, o Federal Reserve divulga a Sondagem Industrial de março.

Balanços

Após o fechamento do mercado, Copel (CPLE6), Positivo (POSI3) e Vibra (VBBR3) divulgam seus resultados do quarto trimestre de 2021.

Quarta-feira

Às 8h, a FGV informa o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) até 22 de março.

Às 11h30, o DOE (Departamento de Energia dos EUA) divulga os estoques brutos de petróleo atualizados.

Balanços

Após o fechamento do mercado, Hapvida (HAPV3), NotreDame Intermédica (GNDI3) e Locaweb (LWSA3) divulgam seus resultados do quarto trimestre de 2021. Equatorial (EQTL3) também informa balanço (ainda sem horário definido).

Quinta-feira

Às 8h, a FGV informa o Indicador de Expectativa de Inflação dos consumidores de março.

Às 8h, o Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação do primeiro trimestre.

A partir das 11h, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, concede entrevista coletiva.

Às 9h30, o DoL (Departamento de Trabalho dos EUA) divulga o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego no país.

Balanços

Após o fechamento do mercado, a Cogna (COGN3) divulga o seu resultado do quarto trimestre de 2021. Sabesp (SBSP3) também divulga balanço (ainda sem horário definido).

Sexta-feira

Às 8h, a FGV divulga a Sondagem do Consumidor de março.

Às 9h, o IBGE informa o IPCA-15 de março.

A Aneel define a bandeira tarifária de energia de abril.

 

Compartilhe:

Compartilhe: