Quais serão os próximos passos do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que na semana passada elevou a taxa básica (Selic) em 1 ponto, a 12,75%? Os investidores receberão algumas pistas para responder a essa pergunta com a divulgação da ata da reunião, às 8h desta terça-feira (9).
Na última quarta (4), após considerar a possibilidade de parar de subir juros, o BC reconheceu pressões inflacionárias maiores do que o esperado e sinalizou que a alta da taxa continua, em menor grau, no próximo encontro. Ao mesmo tempo, não se comprometeu com o final do ciclo atual.
De março do ano passado para cá, a taxa básica subiu 10,75 pontos, o maior choque de juros de um ciclo de aperto monetário desde 1999, quando, em meio à crise cambial, o BC elevou a taxa em 20 pontos percentuais em uma só reunião.
Saiba mais:
BC sinaliza alta menor no próximo Copom, mas não se compromete com fim do ciclo
No mesmo horário, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) informa a primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) de abril.
Os investidores ainda acompanham os dados sobre o desempenho do comércio em março: às 9h, o IBGE informa a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) do mês retrasado.
Balanços
O mercado acompanha a divulgação dos resultados do primeiro trimestre da Vivo (VIVT3) e da CVC (CVCB3), após o fechamento do mercado.
Mercados internacionais
Após o tombo de ontem, os mercados internacionais operam em alta na manhã desta terça.
Os índices futuros americanos operam no azul nesta manhã. Por volta das 7h35, o Dow Jones subia 0,77%, o S&P 500 estava em alta de 0,90% e o Nasdaq ganhava 1,40%.
No mesmo horário, o EuroStoxx 500 operava em alta de 1,10%.
Veja abaixo a agenda completa:
Às 8h, o Banco Central publica a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).
Às 8h, a FGV informa a primeira prévia do IGP-M de maio.
Às 9h, o IBGE divulga a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) de março.
Às 22h30, saem dados da inflação ao consumidor na China em abril.