Uma das maiores empresas do ramo de bebidas no mundo, a Ambev (ABEV3) surpreendeu positivamente o mercado nesta quinta-feira (5) ao reportar seus resultados financeiros e operacionais relativos aos meses de janeiro a março de 2022.
Analistas esperavam um trimestre desafiador e com quedas nos números, impactados pela inflação. Mas a empresa, ajudada pela volta do consumo de bebidas em bares e restaurantes e aumento do portfólio de embalagens retornáveis no início do ano, apresentou um balanço melhor que o esperado.
O lucro líquido da Ambev teve uma alta de 29,1% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, para R$ 3,52 bilhões. Enquanto isso, o lucro líquido ajustado, que desconsidera participação de não controladores, subiu 28,6% no período na mesma base de comparação, para R$ 3,55 bilhões.
O resultado veio melhor que o esperado pela XP, que esperava R$ 2,36 bilhões em lucro líquido ajustado, acreditando que a empresa enfrentasse um trimestre desafiador. “Projetamos que o aumento contínuo dos preços das commodities afete negativamente as margens”, comentou a corretora em relatório prévio ao balanço.
A Genial Investimentos também estava pessimista com a empresa. “Acreditamos que a pressão nos custos de produção da empresa (principalmente trigo, cevada e alumínio) deve seguir tendo forte impacto no balanço, dado que os preços dessas commodities seguem em patamares bastante elevados.”
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Os dados divulgados nesta quinta mostraram que a receita líquida aumentou 10,8% no trimestre na comparação com o período entre janeiro e março de 2021, somando R$ 18,44 bilhões. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, por sua vez, totalizou R$ 5,52 bilhões no trimestre, valor 10,2% maior que o observado no mesmo período de 2021.
Em relação ao Ebitda, o resultado também foi melhor que o esperado pela XP, que vislumbrava R$ 5,04 bilhões. Já a Genial Investimentos esperava R$ 5,4 bilhões no mesmo montante, número um pouco mais em linha com o reportado. A XP tinha essa expectativa menor baseada numa expectativa de menor margem bruta e com mais despesas financeiras.
Alta do consumo em bares e restaurantes
O volume de vendas total da Ambev atingiu 45 milhões de hectolitros (uma medida equivalente a 100 litros), alta de 3,6% na comparação com o mesmo trimestre de 2021. No Brasil, o volume de cervejas cresceu 2,1%, para 22 milhões de hectolitros, enquanto o volume de bebidas não alcoólicas (NAB) cresceu 16,9%, atingindo 7,57 milhões de hectolitros.
“Apesar de um janeiro bastante desafiador, impactado por uma nova onda de variante de Covid-19 em alguns de nossos mercados e pelo cancelamento das festividades de carnaval no Brasil, nosso volume cresceu 3,6%”, destacou a Ambev.
A Ambev ressaltou que o consumo em bares e restaurantes subiu em janeiro e março, ajudado por um portfólio de embalagens retornáveis e pelo amplo mix de produtos.