Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

PCE mostra desaceleração da inflação nos EUA, mas alta de juros vai continuar

Taxa deve subir em 0,5 ponto percentual na reunião que ocorre em 1º de fevereiro

Foto: Shutterstock/Bigc Studio

O índice de preços do PCE, indicador preferido de inflação do banco central dos Estados Unidos, apontou para uma desaceleração na inflação do país em novembro, mostrando que o pico da alta de preços ficou para trás.

Em novembro, a inflação medida pelo PCE foi de 0,1% na comparação com o mês anterior. Em 12 meses, a alta do índice é de 5,5%, abaixo dos 6,1% registrados em outubro.

O núcleo da inflação – que remove da conta itens cujos preços se comportam de forma mais volátil – foi de 0,2%, em linha com as expectativas do mercado.

Leia mais:
Fed vai reduzir alta de juros no fim de 2022 para levar taxa mais longe em 2023 – entenda

Os resultados mostraram estagnação nos preços de itens de consumo pessoal, queda nos preços com mercadorias, em especial veículos, e inflação dos serviços, em especial restaurantes e hospedagens.

Alta dos juros

Apesar da desaceleração, a aposta majoritária é que o Fed continue subindo os juros. Após a divulgação do indicador, 66,9% dos investidores acreditam em uma alta de 0,5 ponto percentual na próxima reunião, que ocorre em 1º de fevereiro. Ontem, esse percentual estava em 69%.

A taxa de juros nos EUA está na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano.

Logo após a divulgação do indicador, os índices futuros americanos registravam leve alta, sem mostrar reação ao PCE. O Dow Jones apontava alta de 0,6%, assim como o S&P Já o Nasdaq registrava variação de 0,57%.

Cadastre-se para receceber nossa Newsletter
Marketing por

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.