Payroll: EUA geram 531 mil vagas de trabalho em outubro, valor acima do esperado

Taxa de desemprego caiu de 4,8% para 4,6% na passagem de setembro para outubro

Foto: Unsplash

A economia dos Estados Unidos criou 531 mil empregos em outubro, segundo o relatório de emprego (conhecido como payroll), divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês) do Departamento do Trabalho do país. Em setembro, foram geradas 194 mil vagas.

O resultado ficou acima do esperado pelos economistas consultados pela Reuters, que previam a criação de 450 mil postos no mês passado.

Enquanto isso, a taxa de desemprego caiu de 4,8% para 4,6% na passagem de setembro para outubro. A expectativa, segundo consenso da Reuters, era de que houvesse queda de 0,1 ponto percentual, para 4,7%.

Segundo o órgão americano, o crescimento de emprego foi generalizado, com ganhos notáveis nos grupos de lazer e hospitalidade, serviços profissionais e comerciais, fabricação e em transporte e armazenamento. Já o emprego em educação pública diminuiu ao longo de outubro.

Leia também: Fed inicia redução dos estímulos à economia americana em novembro

Nesta semana, o relatório nacional de emprego da ADP, desenvolvido em conjunto com a Moody’s Analytics, apontou a criação de 571 mil vagas no setor privado dos EUA em outubro.

Ontem, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou que os pedidos iniciais de seguro-desemprego caíram 14 mil na comparação semanal, de 283 mil para 269 mil na semana encerrada em 30 de outubro. Foi a menor taxa registrada em uma semana desde 14 de março de 2020, quando houve 256 mil solicitações.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.