O mercado de trabalho americano criou 390 mil vagas em maio, de acordo com o payroll, relatório divulgado pela BLS (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos) nesta sexta-feira (3). A taxa de desemprego se manteve em 3,6%.
O dado mostra um mercado de trabalho bem mais aquecido do que o esperado: a expectativa de analistas ouvidos pela Reuters era de criação de 325 mil vagas no mês passado.
De acordo com o BLS, a criação de empregos se concentrou em lazer e hospitalidade e serviços aos negócios, além de transportes e estoques. O emprego no varejo se reduziu no período.
Número influencia Fed
Além da inflação, o Federal Reserve, o banco central americano, toma decisões olhando também o mercado de trabalho, e por isso os dados são olhados com lupa pelo mercado.
Na semana passada, a autoridade monetária dos EUA indicou, na ata da última reunião, que vê mais duas altas de 0,50 pontos nos juros americanos nas próximas reuniões, cenário que acalmou os investidores que já apostavam em aumentos ainda maiores.
Leia mais:
Ata do Fed: dirigentes veem pelo menos mais duas altas de 0,50 ponto