Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Núcleo de inflação sobe 0,5% nos EUA em setembro, dentro do esperado

Indicador cheio mostra avanço de 0,3% na comparação com agosto, segundo dados divulgados hoje

Foto: Shutterstock

O PCE (índice de preços para despesas de consumo pessoal), o indicador de inflação mais acompanhado pelo Federal Reserve, avançou 0,3% em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28).

Já o núcleo do indicador subiu 0,5%, dentro do esperado por analistas ouvidos pela Reuters. Na comparação anual, o aumento foi de 5,1%, pouco abaixo dos 5,2% projetados por especialistas.

Os dados foram divulgados há pouco pelo Departamento de Comércio americano.

O núcleo do índice é acompanhado com atenção pelos mercados, já que exclui os preços de alimentos e energia, cujos preços são mais voláteis.

De acordo com os dados, os preços de bens não duráveis tiveram queda de 0,1%, redução puxada por gasolina e outros itens de energia. Já os preços de serviços aumentaram 0,6%, liderados por habitação e transportes, enquanto que preços de alinentos aumentaram 0,6%. Os preços de energia aumentaram 0,6% em setembro.

Leia mais:
PIB dos EUA avançou 2,6% no terceiro trimestre, acima do esperado

Um ritmo mais moderado de inflação reforça a tendência de o Fed reduzir o ritmo de aumentos na taxa básica americana. Na semana que vem o BC dos EUA deve manter o ritmo agressivo de 0,75 ponto, mas há sinais de que pode desacelerar no final de 2022.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.