Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Inflação dos EUA sobe 0,1% em agosto; mercado esperava queda

Núcleo do CPI (Índice de Preços ao Consumidor), medida que exclui itens mais voláteis, avança 0,6%

Foto: Shutterstock

O CPI (índice de preços ao consumidor) dos Estados Unidos subiu 0,1% em agosto após ficar estável em julho, em um resultado pior que o esperado pelo mercado – a maior parte dos analistas acreditava em uma leve queda de 0,1% no indicador.

Os dados, que mostraram um avanço de 8,3% da inflação americana, foram divulgados pela secretaria de estatísticas trabalhistas nesta terça-feira (13). O núcleo do indicador (uma medida que exclui os preços mais voláteis, como energia e alimentos) subiu 0,6%, resultado bem acima dos 0,3% projetados por analistas.

“Os aumentos em habitação, alimentos e cuidados médicos foram os maiores de muitos itens que contribuíram para um aumento disseminado do índice”, afirmou a BLS na nota de divulgação do índice. “Esses aumentos foram contidos pela queda de 10,6% nos preços da gasolina.”

A secretaria ainda indicou que os alimentos continuam em alta, crescendo 0,8% na comparação com julho, assim como habitação, com alta de 0,7%.

O Federal Reserve, banco central americano, irá manter o ritmo agressivo de aumento nos juros americanos na semana que vem, como espera a maior parte do mercado? Nesta terça-feira (13), será divulgado o CPI (índice de preços ao consumidor) dos EUA em agosto, indicador com maior chance de ajudar a responder a essa pergunta antes da decisão.

O dado é importante para definir os próximos passos de política monetária.

O Fed vem indicando que depende de novos números, principalmente de inflação, para determinar o ritmo de alta de juros daqui para a frente.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.