A produção industrial dos Estados Unidos, que inclui fábricas, mineração e serviços públicos, cresceu 0,7% em abril, após um aumento revisado de 1,4% para 2,4% em março, de acordo com dados do Federal Reserve desta sexta-feira, 14.
Na comparação anual, o indicador teve um salto de 16,5%. Analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal previam um avanço um pouco maior, de 0,8% para o setor.
No último mês, observou-se um maior retorno da atividade de fábricas que haviam sido afetadas pelo inverno rigoroso no país, além da diminuição de dificuldades como o atraso no transporte de matérias-primas e equipamento, desafios de contratação de mão-de-obra e escassez global de materiais.
O relatório do Fed mostrou um maior aumento na produção de produtos químicos, petróleo, metais primários e equipamentos elétricos.
A utilização da capacidade produtiva, uma medida do uso da planta, subiu para 74,1%, enquanto a capacidade industrial total aumentou para 74,9%.
Os dados de produção
A produção de veículos motorizados diminuiu 4,3% em abril, em comparação com o ganho de 3,8% no mês anterior. Excluindo automóveis e peças, a manufatura cresceu 0,7%, após um aumento de 3,1%.
Já a produção dos serviços públicos aumentou 2,6% no mês passado, enquanto a produção de mineração aumentou 0,7%. A perfuração de poços de petróleo e gás acelerou para um ganho de 4,6% frente os 3,1% anteriores.
A produção industrial total permanece cerca de 3% abaixo do nível pré-pandemia em fevereiro do ano passado.