Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Presidente dos EUA perde apoio popular em meio à preocupação com a economia

O destaque é para o seu Partido Democrata, que conta com 15% de reprovação à pauta econômica

apoio popular ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está em queda desde abril, especialmente entre os democratas, com a preocupação de uma recuperação econômica desigual aumentando entre os americanos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos. 

A pesquisa de opinião nacional realizada entre os dias 11 e 17 de junho registrou que atualmente 55% dos norte-americanos aprovam seu desempenho ao exercer a função e 65% são favoráveis às medidas tomadas pelo executivo em combate à pandemia do novo coronavírus. 

A popularidade do atual presidente é maior que a de Donald Trump, seu antecessor, que, nesta mesma época há quatro anos, era aprovado por somente 36% dos adultos. 

Apesar da porcentagem positiva, o número de norte-americanos que não aprova sua liderança em economia, violência armada e taxação é crescente, com destaque dentro de seu Partido Democrata, em particular entre aqueles menores de 40 anos, não brancos ou sem diploma universitário. 

Hoje, a economia é o principal ponto de preocupação entre os adultos, com 25% dos entrevistados classificando-a como problema mais importante, principalmente em relação aos custos de vida que só aumentam. 

Para quase metade dos adultos entrevistados (48%), o modo que o presidente está lidando com a economia é aprovado, enquanto 43% reprova a atuação de Biden. 

Entre os democratas, 78% afirmaram aprovar sua pauta econômica, um recuo de sete pontos percentuais (p.p) ante abril. Enquanto isso, a quantidade de correligionários que a desaprova subiu seis p.p, chegando a 15%. 

 Foto: Partido Democrata/Divulgação

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.