A economia dos Estados Unidos cresceu 6,4% no primeiro trimestre de 2021, em dados anualizados, confirmados nesta quinta-feira (24) pelo Departamento de Comércio do país.
Os números do trimestre anterior não passaram por revisão e permanecem em 4,3%, em dados anualizados.
“A alta no PIB no primeiro trimestre reflete a continuação da recuperação econômica, a reabertura dos estabelecimentos e a resposta contínua do governo à pandemia da Covid-19”, comenta o Departamento do Comércio em nota.
A primeira estimativa referente a janeiro, fevereiro e março, divulgada em 29 de abril, também indicou alta de 6,4% na comparação trimestral, assim como a segunda estimativa em 27 de maio.
A projeção, segundo o consenso Refinitiv, era de que o dado se mantivesse em avanço de 6,4%, como observado.
A economia está se expandindo em um ritmo rápido no país, à medida que mais americanos se sentem confortáveis para retornar ao trabalho e às atividades de lazer.
Integrantes do Federal Reserve veem a economia crescendo a uma taxa anual de 7% este ano, o ritmo mais rápido desde 1984.
Adendo: vale lembrar que a taxa anualizada dos Estados Unidos indica a variação do PIB se esse percentual de crescimento ou queda fosse mantido por um ano inteiro. Diferentemente da metodologia brasileira, que considera a variação apenas do período, sem projeção.