Ibovespa opera em queda com dados de inflação e à espera da ata do FOMC

Foto: Shutterstock/thinkhubstudio

Nesta quarta-feira, 09, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em queda de 0,93%, alcançando os 130.254 pontos.

Hoje (o9), o mercado abre com foco em eventos importantes. No Brasil, os investidores reagem à inflação oficial (IPCA) de setembro, que subiu para 0,44% após deflação de agosto, que foi de 0,02%. Embora o índice tenha ficado abaixo das expectativas, ele se aproxima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central.

Ainda no cenário doméstico, Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central, foi aprovado na sabatina do Senado para assumir a presidência da instituição. Galípolo destacou a importância de controlar a inflação e afirmou que o processo de desinflação será mais lento e custoso, reforçando a necessidade de manter uma postura conservadora com relação à taxa de juros.

Nos Estados Unidos, o mercado aguarda a divulgação da ata da última reunião do FOMC, às 15h (horário de Brasília), que pode trazer novas sinalizações sobre os próximos passos do Federal Reserve em relação aos juros. Falas de dirigentes do Fed ao longo do dia também serão monitoradas de perto.

No mercado de commodities, os preços do petróleo operam em queda. Já os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian encerraram a sessão do dia em baixa de 3,6%, a 777,5 iuanes (110,12 dólares) por tonelada. A falta de novas medidas fiscais na China, após o recente pacote de estímulos, frustrou as expectativas dos investidores, provocando a queda nos preços.

Destaque para a Usiminas (USIM5), que está entre as maiores altas, de 6,31%, cotada a R$ 6,46. Essa alta ocorreu após o Morgan Stanley elevar a recomendação das ações de “Equal-weight” (exposição em linha com a média do mercado, equivalente à neutra) para “Overweight” (exposição acima da média, equivalente à compra), estabelecendo um preço-alvo de R$ 25,00.

Por volta das 10h30, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • Usiminas (USIM5): +6,31%
  • Azul (AZUL4): +4,21%
  • MRV (MRVE3): +1,77%

Baixas

  • Cogna (COGN3): -3,52%
  • Assaí (ASAI3): -2,79%
  • Azzas (AZZA3): -2,37%

EUA

Os principais índices de Nova York abriram o dia em queda:

  • Dow Jones: -0,03%
  • Nasdaq: -0,21%
  • S&P 500: -0,06%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 28 de março

Nesta sexta (28), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   08:00Brasil –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.