Ibovespa opera em queda à espera de dados americanos

Foto: Shutterstock/Denphumi

Nesta quarta-feira, 17, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em queda de 0,18%, alcançando os 128.878 pontos.

No âmbito internacional, os mercados aguardam com expectativa a divulgação do Livro Bege às 15h00, um relatório que sintetiza as condições econômicas do país. Além disso, estão atentos às declarações dos membros do Federal Reserve (Fed) ao longo do dia.

No Brasil, a agenda local está relativamente tranquila, com foco mantido na questão fiscal, enquanto o mercado reage às notícias. Investidores devem repercutir o relatório de produção da Vale, que revelou um aumento na produção.

Ontem (16), após o fechamento do mercado, a Vale (VALE3) anunciou que encerrou o segundo semestre do ano com uma produção de 80,59 milhões de toneladas de minério de ferro, representando um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa atribui esse resultado robusto também às vendas de estoques anteriores.

Nos mercados de commodities, os preços do petróleo estão em alta, impulsionados por sinais de enfraquecimento da demanda na China e pela expectativa de redução nos estoques de petróleo dos EUA.

Enquanto isso, as cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, influenciadas pela demanda sazonal fraca do maior consumidor global, a China, e pelo aumento da oferta mundial.

Por volta das 10h30, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • Usiminas (USIM5): +1,47%
  • Tim (TIMS3): +0,95%
  • Cemig (CMIG4): +1,01%

Baixas

  • Dexco (DXCO3): -1,83%
  • Fleury (FLRY3): -1,72%
  • Cogna (COGN3): -1,62%

EUA

Os principais índices de Nova York abriram o dia em queda:

  • Dow Jones: -0,09%
  • Nasdaq: -1,68%
  • S&P 500: -1,01%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.