Ibovespa opera em baixa com atenções voltadas para eleição nos EUA e balanços no Brasil

Shutterstock/Shutter z

Nesta terça-feira (5), o Ibovespa opera em baixa de 0,25%, alcançando 130.181 pontos, com investidores atentos ao cenário internacional e local. A eleição presidencial nos Estados Unidos domina as expectativas globais, enquanto no Brasil, uma série de balanços e discussões sobre controle de gastos públicos também movimentam o mercado.

Internamente, o foco está na possibilidade de um pacote fiscal e nos resultados corporativos. A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros, realizada na véspera para tratar de medidas de contenção de gastos, terminou sem anúncios oficiais ou entrevista coletiva. De acordo com o Ministério da Fazenda, as discussões continuam nesta terça-feira.

No Ibovespa, o destaque da manhã é o Itaú (ITUB4), que por volta das 10h36 lidera os ganhos com valorização de 2,35%. O banco divulgou ontem à noite seu balanço do terceiro trimestre de 2024, apresentando um lucro líquido gerencial de R$ 10,675 bilhões, um crescimento de 18,1% em relação ao terceiro trimestre de 2023 e de 6% sobre o segundo trimestre deste ano.

Ainda hoje, serão apresentados os balanços de empresas como Gerdau, Prio e Engie Brasil, entre outras.

O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou hoje sua reunião de dois dias para definir os rumos da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 10,75% ao ano, o que deve trazer mais volatilidade ao mercado.

Nas commodities, o petróleo opera em alta, impulsionado pela incerteza do cenário eleitoral nos EUA, enquanto o minério de ferro atingiu seu maior valor em mais de duas semanas na China, com o mercado confiante em novos estímulos econômicos no país asiático.

 

Por volta das 10h36, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • Itaú Unibanco (ITUB4): +2,35%
  • Itaúsa (ITSA4): +2,06%
  • Bradespar (BRAP4): +0,75%

Baixas

  • Carrefour (CRFB3): -3,32%
  • Cogna (COGN3): -3,31%
  • Assaí (ASAI3): -2,72%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.