Destaques econômicos – 18 de dezembro

Foto: Shutterstock/A_stockphoto

Nesta quarta (18), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:

07:00 – EUR
CPI de novembro
O Eurostat divulgará os dados da inflação oficial de novembro. Na última divulgação, a taxa de inflação mensal ficou em 0,3% e anual em 2,0%.

10:30 – EUA
Licenças de Construção de novembro
O Census Bureau divulgará a prévia das novas licenças de construção de novembro. No último relatório, foram registradas 1,419 milhão de licenças emitidas.

10:30 – EUA
Transações Correntes
O BEA divulgará os dados de transações correntes do terceiro trimestre. Na última divulgação, foi registrado déficit de US$ 266,8 bilhões.

10:30 – EUA
Construção de Novas Casas de novembro
O Department of Commerce divulgará os dados de construção de novas casas de novembro. A expectativa é de 1,340 milhão de unidades, acima do último resultado, que foi de 1,311 milhão.

12:30 – EUA
Estoques de Petróleo Bruto
A EIA divulgará os dados mais recentes sobre os estoques de petróleo bruto. Na última divulgação, o estoque da commodity diminuiu em 1,425 milhão de barris.

14:30 – Brasil
Fluxo Cambial Estrangeiro
O Banco Central do Brasil divulgará as estatísticas semanais do fluxo cambial estrangeiro. Na última divulgação, o fluxo cambial brasileiro apresentou saldo negativo de US$ 2,641 milhões.

16:00 – EUA
Declaração do FOMC
O Federal Reserve divulgará o comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).

16:00 – EUA
Taxa de juros
O Federal Reserve divulgará a nova taxa de juros. Atualmente, a taxa está na faixa de 4,50% a 4,75%, e a expectativa é de uma redução de 0,25 ponto percentual, ajustando o intervalo da taxa de juros para 4,25% a 4,5%.

A expectativa de corte é impulsionada por dados mistos sobre a inflação e o mercado de trabalho. Embora os custos com habitação tenham desacelerado, os preços de bens, excluindo alimentos e energia, aumentaram mais do que o esperado, indicando pressões inflacionárias em alguns setores. Por outro lado, os números do mercado de trabalho mostram uma economia resiliente, mas sem sinais de superaquecimento, o que reforça a possibilidade de um corte de 0,25 ponto percentual.

16:30 – EUA
Coletiva de Imprensa FOMC
O Federal Reserve realizará a coletiva de imprensa do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.