A produção, o emprego e a utilização da capacidade instalada subiram na indústria em agosto, segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgados nesta sexta-feira (16).
De acordo com a sondagem industrial da entidade, o índice de evolução da produção alcançou 54,5 pontos no período – resultados acima de 50 pontos indicam aumento na comparação com o mês anterior. O valor foi superior à média para o mês agosto, de 52,7 pontos.
Segundo a pesquisa, o emprego subiu, na contramão do que costuma ser observado em meses de agosto, quando tradicionalmente há queda de contratações. “O índice de evolução do número de empregados foi 52,2 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos que separa queda de alta do emprego.”
A utilização da capacidade instalada, que mede o quanto do parque industrial está sendo efetivamente usado, cresceu 2 pontos percentuais, para 73%. “Além de ser o maior valor observado em 2022, é o mais alto para o mês de agosto desde 2013”, informou a CNI.
Expectativas e investimentos
Já os índices de expectativa de demanda e de compra de matérias-primas, que foi medido neste mês, apresentaram leve queda na comparação com o agosto. O de expectativa de demanda ficou em 59,3 pontos, e o de compra, em 59,6 pontos. Ambos os indicadores recuaram 0,4 ponto em relação a julho.
A estimativa para número de empregados ficou em 54,9 pontos, leve alta de 0,2 ponto. “Houve pequenas altas e pequenas baixas, mas as expectativas seguem otimistas”, disse o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
O índice que mostra intenção de investimentos alcançou 59 pontos, alta de 2,1 pontos em relação ao mês anterior e o maior valor para o mês de setembro desde o início da série, em 2013. “Os empresários percebem melhora da demanda, e isso se reflete também nas expectativas.”