Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Petrobras (PETR4) vai baixar preço do combustível, diz Bolsonaro

Queda de preço é esperada porque preços do petróleo recuaram no exterior

Empresa ainda não confirmou mudança, que é esperada por redução do preço do petróleo no exterior.

Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

A Petrobras vai baixar o preço dos combustíveis nesta semana, disse o presidente Jair Bolsonaro em entrevista ao site Poder360. A companhia, no entanto, não confirmou a redução.

A queda no preço dos combustíveis é um movimento esperado dentro da política de preços da Petrobras, mas ainda não foi anunciado pela empresa.

A companhia ajusta o valor da gasolina e do diesel no mercado interno de acordo com os preços praticados no mercado internacional e levando em consideração a cotação do dólar.

Desde o último reajuste anunciado pela Petrobras. no final de outubro, os preços do petróleo caíram cerca de 15,5%, enquanto o dólar subiu 0,82%. Isto, na prática, justificaria uma diminuição no valor dos combustíveis.

O anúncio do reajuste no preço dos combustíveis pela Petrobras é importante do ponto de vista macroeconômico porque afeta a inflação no Brasil. A empresa é dominante no setor de refino nacional, e o preço fixado por ela serve como referência para o mercado interno.

Com a alta do dólar e a valorização do petróleo, a Petrobras elevou significativamente os preços cobrados pela gasolina e o diesel ao longo do último ano. Nas contas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os preços dos combustíveis acumularam alta de 45,3% nos 12 meses terminados em outubro. Isso, por sua vez, ajudou a inflação a atingir 10,67% no mesmo intervalo.

Com a queda nos preços do petróleo lá fora e a dificuldade do Banco Central em conter as expectativas de inflação mesmo elevando rapidamente os juros, cresceu a pressão sobre a Petrobras para repassar o preço menor aos consumidores.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.