Pela 1ª vez desde a pandemia, maioria dos consumidores está otimista com mercado de trabalho

Evolução do emprego no primeiro semestre foi positiva e deixou consumidor mais confiante com mercado de trabalho

Foto: Shutterstock

A melhora no mercado de trabalho, que vinha sendo observada com a queda na taxa de desemprego e a criação de vagas ao longo do primeiro semestre, teve efeito positivo sobre as expectativas dos consumidores.

Segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio), pela primeira vez desde abril de 2020 a maioria dos consumidores está otimista com o mercado de trabalho.

Parte disso está relacionado ao aumento da renda, em particular entre as famílias que recebem até 10 salários mínimos. Neste grupo, a renda aumentou 2,6% em julho em relação ao mês anterior. Nas famílias com renda superior a 10 salários mínimos, a alta foi menos intensa, de 2,0%.

“O movimento é coerente com as medidas de auxílio à renda, assim como teve a influência dos aumentos sucessivos no rendimento médio real das famílias”, disse a CNC.

Os jovens, principalmente, se mostraram mais satisfeitos com o nível de renda atual. Isso porque foi esta faixa da população que ocupou a maioria das vagas de emprego nos últimos meses.

A CNC, porém, ressaltou que o otimismo sobre a renda e a evolução do emprego foi contrabalançada pelo cenário de preços e juros altos. Com isso, o índice que mede a intenção de consumo das famílias subiu em julho, mas num ritmo menos intenso que em meses anteriores.

O índice que mede a perspectiva de consumo nos próximos meses também teve desaceleração, subindo apenas 0,2% em relação a junho.

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