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IPCA-15: prévia da inflação de dezembro fica abaixo do esperado; sete grupos têm alta de preços

IPCA-15 teve leve desaceleração em relação a novembro

Foto: Shutterstock/AlvaroMP

Os dados preliminares sobre a inflação em dezembro sugerem que a alta de preços no período desacelerou em ritmo levemente maior que o esperado.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) avançou 0,52% em dezembro, após alta de 0,53% em novembro, e fechou 2022 com inflação de 5,90%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A expectativa do mercado era de um avanço mensal de 0,55% e de um aumento anual de 6,17%, segundo dados divulgados pelo BTG Pactual.

Preço de sete dos nove grupos do IPCA-15 sobe em dezembro

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta de preços em dezembro. As exceções partiram de Educação, cujos preços ficaram estáveis, e Artigos de Residência, que registrou deflação de 0,46%.

Transportes (0,85%) e Alimentação e bebidas (0,69%) foram os principais responsáveis por empurrar a inflação para cima em dezembro, somando 0,17 p.p. (ponto porcentual) e 0,15 p.p. à variação do IPCA-15, respectivamente. Esses dois grupos também tiveram aumentos de preço mais intensos que em novembro, quando registraram alta de 0,49% e 0,54%.

A maior alta de preços, porém, foi vista no grupo Vestuário (1,16%), que tem peso menor no índice e contribuiu com apenas 0,06 p.p. para a alta do IPCA-15.

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O aumento no custo dos transportes foi impulsionado principalmente pelos preços das passagens aéreas, que haviam caído em novembro, mas voltaram a subir neste mês, e pela alta no preço dos combustíveis.

Entre os alimentos, o que puxou o movimento de alta foram a cebola (26,18%) e o tomate (19,73%). Nos últimos três meses, as variações acumuladas desses dois produtos são de 52,74% e 49,84%, respectivamente.

Os preços do arroz (2,71%) e das carnes (0,92%) também subiram em dezembro. No lado das quedas, destaca-se o leite longa vida (-6,1%), em baixa pelo quarto mês consecutivo. No entanto, o produto encerrou o ano de 2022 com aumento de 25,42%.

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