Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

IGP-M volta a subir em outubro: após queda em setembro, alta deste mês foi de 0,64%

Estabilização dos preços do minério de ferro e alta do diesel foram responsáveis pelo resultado

O recuo da inflação durou pouco. Após queda de 0,64% em setembro, o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) subiu 0,64% em outubro, segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgados nesta quinta-feira, dia 28. A alta ficou acima das expectativas de analistas ouvidos pela Bloomberg, que esperavam avanço médio de 0,22% do indicador.

A estabilização dos preços do minério de ferro, que havia recuado no mês passado, e a alta no preço do diesel foram os principais responsáveis pelo resultado. O índice divulgado hoje ainda não leva em conta o reajuste anunciado na última segunda, dia 25.

“O retorno do IGP-M ao terreno positivo no mês de outubro foi influenciado, em grande parte, pela alta no IPA [Índice de Preços no Atacado] Industrial (de -2,02% para 0,66%), tendo como principal destaque a estabilização dos preços do minério de ferro e o aumento no preço do diesel”, apontou análise do BTG Pactual Digital.

Por outro lado, o banco lembrou que os preços agropecuários tiveram outro mês de queda no ritmo de alta dos preços.

Apesar disso, o cenário é de continuidade na pressão sobre os preços. “Os temores de uma crise energética global e a necessidade de apagões programados na China devem seguir pressionando os preços industriais. Além disso, os novos reajustes nos preços dos combustíveis e o real depreciado devem contribuir para altas nos próximos meses”, avaliou o BTG.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.