Navegue:
Confiança da indústria cai em julho após três altas consecutivas

Confiança da indústria cai em julho após três altas consecutivas

Queda do otimismo com produção física nos próximos três meses foi o que mais influenciou na piora

Operário trabalha em linha de produção

Foto: Shutterstock

Por:

Compartilhe:

Por:

Após três altas consecutivas, a confiança da indústria recuou 1,7 ponto na pesquisa de julho, levando o Índice de Confiança da Indústria para 99,5 pontos, segundo dados da FGV Ibre (Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas) divulgados nesta quarta-feira (27).

Resultados acima de 100 pontos indicam uma perspectiva favorável para os negócios, e abaixo disso, uma avaliação desfavorável.

“As expectativas menos favoráveis parecem decorrer da perspectiva de manutenção de níveis elevados de inflação e de juros até o final do ano, além do aumento da incerteza política durante o período eleitoral”, apontou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre, no material de divulgação do levantamento. “Há ainda relativa satisfação com a situação corrente dos negócios”, ponderou o especialista.

De acordo com os dados do levantamento, houve queda da confiança em 11 de 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice Situação Atual recuou 0,9 ponto, para 101,4 pontos, enquanto que o Índice de Expectativas teve queda de 2,6 pontos, a 97,6 pontos.

O indicador que mais influenciou a queda no otimismo foi o que mede a confiança com a evolução da produção física nos próximos três meses, que teve queda de 7,8 pontos, a 95,1 pontos.

“Enquanto isso, o indicador de tendência dos negócios para os seis meses seguintes recuou 1,3 ponto, para 93,9 pontos, continuando em patamar baixo em níveis históricos. Já o indicador de expectativas de emprego nos três meses seguintes caminhou no sentido contrário e subiu 1,3 ponto, para 103,9 pontos, na sua quarta alta consecutiva”, informou a FGV.

⇨ Aproveite o mercado cripto antes que seja tarde no curso gratuito Desmistificando criptos, nft e Metaverso!

Compartilhe:

Compartilhe: