Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Confiança da indústria cai em julho após três altas consecutivas

Queda do otimismo com produção física nos próximos três meses foi o que mais influenciou na piora

Foto: Shutterstock

Após três altas consecutivas, a confiança da indústria recuou 1,7 ponto na pesquisa de julho, levando o Índice de Confiança da Indústria para 99,5 pontos, segundo dados da FGV Ibre (Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas) divulgados nesta quarta-feira (27).

Resultados acima de 100 pontos indicam uma perspectiva favorável para os negócios, e abaixo disso, uma avaliação desfavorável.

“As expectativas menos favoráveis parecem decorrer da perspectiva de manutenção de níveis elevados de inflação e de juros até o final do ano, além do aumento da incerteza política durante o período eleitoral”, apontou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre, no material de divulgação do levantamento. “Há ainda relativa satisfação com a situação corrente dos negócios”, ponderou o especialista.

De acordo com os dados do levantamento, houve queda da confiança em 11 de 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice Situação Atual recuou 0,9 ponto, para 101,4 pontos, enquanto que o Índice de Expectativas teve queda de 2,6 pontos, a 97,6 pontos.

O indicador que mais influenciou a queda no otimismo foi o que mede a confiança com a evolução da produção física nos próximos três meses, que teve queda de 7,8 pontos, a 95,1 pontos.

“Enquanto isso, o indicador de tendência dos negócios para os seis meses seguintes recuou 1,3 ponto, para 93,9 pontos, continuando em patamar baixo em níveis históricos. Já o indicador de expectativas de emprego nos três meses seguintes caminhou no sentido contrário e subiu 1,3 ponto, para 103,9 pontos, na sua quarta alta consecutiva”, informou a FGV.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.