Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Produção industrial cai 2,4% em março, informa IBGE

O recuo foi puxado, principalmente, pela queda de 8,4% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias

Em março, a produção industrial apresentou uma queda de 2,4% em comparação ao mês anterior, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira, 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, houve uma intensificação da perda de 1% que havia sido reportada em fevereiro deste ano, quando ocorreu a interrupção de noves meses de resultados positivos.

De acordo com o relatório, o recuo teve predomínio de taxas negativas entre as atividades industriais investigadas, sendo puxado, principalmente, pela queda de 8,4% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias.

O setor industrial está 16,5% abaixo do patamar recorde registrado em maio de 2011. Com o resultado de março, a indústria acumula no ano uma expansão de 4,4% e, nos últimos doze meses, queda de 3,1%.

Para o gerente da pesquisa, André Macedo, a queda está relacionada à intensificação das medidas de combate à Covid-19.

“Esses dois resultados negativos têm como pano de fundo o próprio recrudescimento da pandemia. Isso faz com que haja maior restrição das pessoas, o que provoca a interrupção das jornadas de trabalho, paralisações de plantas industriais e atrapalha toda a cadeia produtiva, levando ao encarecimento e à falta de insumos para o processo produtivo. Isso afeta o processo de produção como um todo”, comenta o gerente no relatório.

Veja o histórico da produção industrial abaixo:

Gráfico IBGE 2021 5 5
Comparação anual

Em relação a março de 2020, a produção da indústria cresceu 10,5%, a taxa mais elevada desde junho de 2010 (11,2%). É o sétimo mês de alta consecutivo nesse tipo de comparação.

Segundo Macedo, o resultado se deve à base de comparação baixa, uma vez que o setor recuou 3,9% em março de 2020, além do efeito-calendário, já que, neste ano, o mês de março teve um dia útil a mais do que no ano passado.

“No confronto interanual, a produção industrial mostra não somente uma taxa de crescimento de dois dígitos, mas também essa configuração de taxas positivas bastante disseminadas. Mas é preciso fazer essa ressalva: a base de comparação é baixa porque, em março de 2020, o setor industrial já estava sendo afetado por todo aquele movimento de isolamento social em função da pandemia de Covid-19. Muito desse crescimento mais amplo tem uma relação direta com isso”, afirma o gerente.

Para ler a PIM na íntegra, acesse aqui.

Foto: Rob Lambert/Unsplash

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.