Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

IBC-Br: Prévia do PIB pelo Banco Central cresce 0,44% em abril, abaixo do esperado

Economistas previam crescimento de 1,35% para o IBC-Br. Em 12 meses, o indicador está em 1,2% negativos.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, teve alta de 0,44% em abril quando comparado com março. Os dados são do Banco Central, divulgados nesta segunda-feira, 14. 

A expectativa dos economistas ouvidos pela Bloomberg indicava uma alta de 1,35% na comparação com março, de forma que os números vieram muito abaixo da expectativa. 

Uma das explicações seria a segunda onda de Covid-19, que marcou o mês de abril. Com isso, assim como no ano passado, diversos estados e municípios estavam com suas atividades paralisadas para conter o avanço da doença. 

Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador apresentou alta de 15,92%, valor também abaixo do esperado. A previsão da Bloomberg era de 18,2%. 

No ano, o IBC-Br acumula alta de 4,77%, enquanto em 12 meses o indicador está 1,2% no negativo. 

O que é o IBC-Br?

O IBC-Br, divulgado mensalmente, é um indicador do Banco Central considerado pelo mercado como uma prévia do resultado do PIB, que é a soma de todos os serviços e bens produzidos no país.

Ele serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. No entanto, o resultado não reflete necessariamente o desempenho anual do PIB.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.