Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Atividade econômica encolhe 0,14% no 3º tri ante 2º tri, aponta IBC-Br

Resultado reflete dificuldades enfrentadas principalmente por setores industrial e de varejo

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) caiu 0,27% em setembro na comparação com agosto, quando recuou 0,29%, segundo dados ajustados por fatores sazonais divulgados pela instituição. Com isso, o índice acumulou queda de 0,14% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre.

Na comparação entre setembro e igual mês do ano passado, o IBC-Br aumentou 1,52%, em dado sem ajuste para fatores sazonais, o que implica uma expansão de 3,91% no terceiro trimestre em relação ao mesmo intervalo de 2020.

De janeiro a setembro deste ano, o IBC-Br acumula alta de 5,88%, enquanto nos 12 meses terminados em setembro o avanço é de 4,22%.

“No mês de setembro, o IBC-Br apresentou mais um mês de recuo, em linha com os resultados negativos setoriais e a queda dos índices de confiança”, disse o BTG Pactual Digital em um relatório, acrescentando que o varejo tem sido o segmento mais impactado, seguido pela indústria, que ainda enfrenta dificuldades produtivas e ligadas ao aumento de custos.

O que é o IBC-Br?

O IBC-Br, divulgado mensalmente, é um indicador do Banco Central considerado pelo mercado como uma prévia do resultado do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os serviços e bens produzidos no país.

Ele serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. No entanto, o resultado não reflete necessariamente o desempenho do PIB.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.