Analistas já acreditam em IPCA subindo quase 5% em 2022, teto da meta de inflação

IPCA deve terminar o ano em dois dígitos, segundo Boletim Focus; em 2022, Selic deve ir a 11,25% e PIB subir 0,70%

Após discurso do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre as preocupações com a inflação cada vez mais disseminada, analistas do Boletim Focus já projetam um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,96% em 2022. É uma variação de preços que encosta no teto da meta de inflação para o ano que vem, que é de 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

A expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, foi elevada para 11,25% no final do ano que vem, um cenário que levará a um crescimento menor: a alta do PIB (Produto Interno Bruto) deve ser de somente 0,70%, segundo as expectativas dos analistas ouvidos pela pesquisa semanal do BC.

Para 2021, os especialistas pela primeira vez já apostam em uma inflação de dois dígitos.

As estimativas foram atualizadas nesta segunda, dia 22, pelo levantamento semanal feito pelo BC. Veja a seguir o cenário traçado pelos analistas para os principais indicadores macroeconômicos:

Taxa Selic

O mercado financeiro acredita que os juros básicos encerrarão 2022 em 11,25% ao ano (há uma semana, a projeção era de 11%). Em 2021, a estimativa para a Selic de final de ano foi mantida em 9,25% ao ano. No final de outubro, o Banco Central elevou os juros em 1,5 ponto percentual, para 7,75%, e indicou nova alta da mesma magnitude na próxima reunião, que acontece no mês que vem.

PIB

A mediana de especialistas ouvidos pela pesquisa acredita em uma atividade econômica mais fraca neste ano e no ano que vem. As projeções de crescimento do PIB de 2021 caíram de 4,88% para 4,80%, e para 2022 recuaram de 0,93% para 0,70%.

Leia também: 

Câmbio

As expectativas para o câmbio se mantiveram, tanto para 2021 como para 2022: as projeções são de que o dólar será  de R$ 5,50 no final de ambos os períodos.

Inflação

Os analistas ouvidos pelo Focus já preveem um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 10,12% no final deste ano (a expectativa era de 9,77% há uma semana). Para 2022, o IPCA deverá fechar em 4,96% (contra projeção anterior de 4,79%).

O que é a pesquisa Focus?

O Boletim Focus é uma publicação, divulgada todas as segundas-feiras pelo Banco Central às 8h25, contendo um resumo das expectativas de mercado a respeito dos principais indicadores da economia brasileira, como taxa de juros básica, inflação, câmbio e juros.

O relatório apresenta resultados de uma pesquisa feita diariamente com as previsões de mais de 100 bancos, gestoras de recursos e corretoras, entre outros participantes do mercado, e faz parte do arcabouço da política monetária. O objetivo é monitorar a evolução das expectativas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas, dando assim subsídios ao BC para decidir sobre a taxa básica da economia, a Selic.

focus2211

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.