Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Pão de Açúcar (PCAR3) simplifica as operações; notícia positiva

O Pão de Açúcar vai segregar as operações do Éxito

Foto: Shutterstock

O Pão de Açúcar (PCAR3) comunicou ao mercado, na noite de segunda-feira (5), que vai preparar e adotar medidas para segregar as operações do grupo colombiano Éxito.

A transação, de acordo com o comunicado, se dará por meio da distribuição de cerca de 83% das ações do Éxito atualmente detidas pelo GPA a seus acionistas, de modo que o grupo brasileiro ficará com uma participação minoritária de aproximadamente 13% na colombiana.

A expectativa do grupo, agora, é que a operação seja concluída no primeiro semestre de 2023.

Depois da operação, as ações do GPA continuarão a ser negociados na B3 e na Bolsa de valores americana. As ações do Éxito, por sua vez, continuarão a ser negociadas na Colômbia, mas também passarão a ser listados no Brasil e nos Estados Unidos, com BDRs e ADRs, respectivamente.

O que achamos?

Não é novidade para o mercado o movimento da empresa, pois a possibilidade de segregação das operações circulava desde 2021. A ideia do Pão de Açúcar é semelhante à estratégia de venda do Assai (ASAI3), e busca destravar valor.

Por meio da segregação, a empresa tende a simplificar a estrutura na América Latina, facilitando as operações e, em tese, aumentando o valor atribuído às empresas na região.

A cisão pode ser positiva ao acionista do Pão de Açúcar, uma vez que as ações do Éxito podem estar subvalorizadas. Antes da separação do Assaí, por exemplo o GPA era avaliado em R$ 22 bilhões. Hoje, só o Assaí vale R$ 26,2 bilhões.

Como mercado deve reagir?

A expectativa é que as ações do GPA continuem o movimento de alta. A possível geração de valor por meio da segregação deve ser vista com bons olhos pelos investidores.

As ações do GPA acumulam alta de 13,67% no ano.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.