Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Rial na Americanas (AMER3) muda direção para melhor; notícia positiva

Em sete anos, Sergio Rial transformou o Santander em um dos maiores bancos do Brasil

Foto: Shutterstock

A Americanas S.A. (AMER3) informou ao mercado, na noite da última sexta-feira (19), que Sergio Rial, ex-presidente do Santander, será o novo CEO da companhia a partir do dia 1º de janeiro de 2023. 

O executivo assumirá o lugar de Miguel Gutierrez, que passou os últimos 20 de seus últimos 30 anos na Americanas na posição mais alta da empresa. O processo de escolha, segundo o comunicado ao mercado, durou meses.

Gutierrez se desligará da varejista após o período de transição. Com ele, a Americanas saiu de 100 lojas para 3,5 mil unidades nas últimas duas décadas. 

Rial, por sua vez, encabeçará a área de relações com investidores, e executivos ligados à inovação, plataforma digital e finanças responderão a ele. 

O que achamos

A opção por Rial mostra a diligência do Conselho de Administração da varejista. Em sete anos, o executivo tornou o Santander um dos grandes bancos do Brasil, e a mais rentável vertical da instituição espanhola. 

A escolha não era esperada pelo mercado, já que Rial deixou a presidência do Santander há pouco tempo e lidera o Conselho de Administração da Vibra. Ele também é vice-chairman da BRF. 

O livre trânsito e conhecimento em diversas áreas corporativas – vide que também foi CEO da Marfrig por três anos – eleva as expectativas para que suas ideias modernizem ainda mais a operação da Americanas. 

Atualmente, a varejista é a maior do Brasil em número de clientes ativos (53 milhões no segundo trimestre) e a que mantém o crescimento do e-commerce em maior intensidade dentre as grandes 

Como deve reagir a ação da Americanas

Esperamos que as ações da companhia tenham uma reação positiva no pregão desta segunda-feira (22). 

Desde agosto de 2020, quando atingiu sua máxima histórica, a Americanas já perdeu 89% de seu valor em Bolsa. Hoje, negocia a 70% do valor patrimonial, no menor patamar dos últimos 10 anos.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.