Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Índices de investimentos ou IPCA: descubra quais aplicações superaram a inflação

Foto: Shutterstock/Morrowind

Em abril, a renda variável teve o melhor desempenho em comparação com 13 índices de investimentos – mas, ainda assim, ficou abaixo da inflação nos últimos 12 meses.

De acordo com os dados do TradeMap, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril foi de 0,64%. Apenas quatro investimentos renderam abaixo do indicador mensal, sendo: dólar, ouro, índice de BDRs e o euro.

Por outro lado, o índice de dividendos (IDIV) apresentou o melhor desempenho, com uma valorização de 3,89%. Em seguida, vemos o índice de fundos imobiliários (IFIX) e o Ibovespa.

2023

Já em 2023, a inflação acumulada até abril foi de 2,72% – e seis aplicações tiveram rentabilidade superior ao índice de referência.

O bitcoin ficou em primeiro lugar, com variação positiva de 66,83%, seguido pelo índice de BDRs e o IMA Geral, com valorização de 8,20% e 4,92%, respectivamente.

Na contramão, o índice de Small Caps teve reportou a maior queda na pesquisa, com recuo de 7,78%. O Ibovespa aparece na sequência, com desvalorização de 4,83%, e o dólar completa o ranking, com queda de 4,16%.

12 meses

Enquanto isso, no período de 12 meses até abril, a inflação acumula alta de 4,18%. Com isso, seis aplicações tiveram rentabilidade superior ao IPCA.

O CDI obteve uma valorização de 13,38% nesse intervalo de tempo. O IMA Geral e a caderneta de poupança, por sua vez, aparecem em seguida, com alta de 11,60% e 8,46%, respectivamente.

Do outro lado, o Bitcoin, o índice de Small Caps e o Ibovespa lideram os piores desempenhos, com recuo de 23,55%, 19,88% e 3,19%, nessa mesma ordem.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.