Bolsa fecha em queda; regra fiscal continua no radar dos investidores

Foto: Shutterstock/Immersion Imagery

Apesar de abrir no campo positivo nesta segunda-feira, 17, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em queda de 0,25%, aos 106.016 pontos.

O indicador foi pressionado pela Vale (VALE3), que caiu 1,19%, e em meio à nova previsão de que o arcabouço fiscal seja entregue ao Congresso na terça-feira ou outro dia desta semana.

Do lado das maiores quedas, a ação da 3R Petroleum (RRRP3) liderou o ranking, com um forte recuo de 15,70%. No domingo à noite, a petroleira informou a intenção de captar entre R$ 600 milhões e R$ 900 milhões em um aumento de capital privado – o que significa que é destinado, inicialmente, aos acionistas.

Segundo a matéria do Seu Dinheiro, a adesão não é obrigatória, mas quem não colocar mais dinheiro no aumento de capital poderá sofrer uma diluição de até 15,3%.

Em seguida, os ativos da Eletrobras (ELET3; ELET6) fecham a lista das maiores baixas do dia, com queda de 3,75% e 3,31%, respectivamente.

Enquanto isso, no outro sentido, Locaweb (LWSA3), JBS (JBSS3) e Lojas Renner (LREN3) foram os papéis que mais subiram no pregão, com ganhos de 4,44%, 2,71% e 2,70%, nessa mesma ordem.

No cenário externo, os três principais índices acionários dos Estados Unidos finalizaram esta segunda em alta. Confira:

  • Dow Jones: +0,30%
  • S&P 500: +0,33%
  • Nasdaq: +0,28%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 12 de maio

Nesta segunda-feira (12) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: Segunda-feira

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.