A Suzano (SUZB3) vai comprar a Caravelas Florestal, que fornece madeira para a companhia, por R$ 336 milhões. O objetivo da aquisição é garantir custos menores para a produção de celulose.
A aquisição ocorre na sequência de outra operação semelhante anunciada em abril deste ano, quando a Suzano divulgou que compraria oito ativos florestais de fundos de investimentos por US$ 667 milhões.
A Caravelas fornece madeira desde 2012 para a Fibria, que foi comprada pela Suzano em 2018.
⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!
O custo de produção de celulose pela Suzano está crescendo com rapidez. No primeiro trimestre deste ano, estava 54% maior que em igual período do ano passado.

O aumento é resultado de preços mais altos para insumos químicos, como a soda cáustica, e do diesel, que foram compensados, segundo a companhia, pela redução no raio médio percorrido para a extração de árvores e pela menor participação de madeira produzida por terceiros.
Leia mais:
Klabin (KLBN11) e Suzano (SUZB3) elevam preços, mas é preciso mais para aumentar rentabilidade
A empresa também divulgou que, no primeiro trimestre, o preço da madeira respondeu por 35% do custo total da celulose – menos que os 41% registrados no primeiro trimestre do ano passado, mas que isso foi mais resultado do aumento nos preços de insumos do que por causa dos preços da madeira, que também cresceram no período.