Após ficar dois dias e meio fechado, o Ibovespa abriu nesta quarta-feira (2) operando em alta, puxado pelas empresas petroleiras, mineradoras e siderúrgicas. Com o conflito na Ucrânia, os preços do petróleo tipo Brent acentuaram o ritmo de alta dos últimos dias e chegaram perto de US$ 114 por barril.
O aumento ocorre após a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) seguir o roteiro esperado e anunciar que elevará a produção da commodity em 400 mil barris por dia em abril, minimizando os efeitos da guerra na Ucrânia sobre o mercado.
Num dia atípico para a bolsa brasileira, que começou a operar às 13h devido ao final do feriado de Carnaval, o principal índice da B3 operava em alta de 1,97%, aos 115.368 pontos, por volta das 14h10.
As empresas que trabalham com petróleo sustentam as maiores altas do dia. 3R Petroleum (RRRP3) crescia 10,07% e Petrorio (PRIO3) subia 9,45%. Já a Petrobras, maior estatal brasileira na Bolsa, via seus papéis preferenciais (PETR4) subirem 2,24% e os ordinários (PETR3) terem valorização de 3,30%.
O sócio da Fatorial Investimentos Jansen Costa considera que a subida mais tímida da Petrobras em relação às outras companhias do setor se deve por incertezas fiscais e políticas. “Os rumores envolvendo a questão de controlar preços dos combustíveis pela companhia fazem com que ela fique ‘atrasada’ na subida em relação às outras empresas de petróleo da Bolsa”, afirma.
Saiba mais:
Além do petróleo, outro produto que tem aumentado de preço pelo mundo é o minério de ferro. Na bolsa de Dalian, na China, os contratos futuros da commodity para maio subiram 3,47%, sendo negociados por 746,5 iuanes por tonelada, o equivalente a US$ 118.
Com isso, a Vale (VALE3), empresa com mais ações negociadas na bolsa, via suas ações subirem 5,96%. Os setores de siderurgia e mineração subiam em bloco na abertura tardia do Ibovespa nesta quarta.



As principais quedas do dia são mais dispersas. Quem lidera a ponta de baixo é a Cielo (CIEL3), que caía 4,28%, seguida pela CVC (CVCB3), recuando 3,90%, e o Banco BTG (BPAC11), caindo 4,40%.
Cenário externo também positivo
O movimento nas bolsas internacionais também é de alta nesta quarta. Em Wall Street, Dow Jones subia 1,19% e o S&P 500 crescia 1%. Já o índice Nasdaq apontava em 0,33% para cima.
Por lá, os investidores acompanharam as falas de Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos. Ele indicou que os juros americanos devem aumentar 0,25 ponto porcentual (pp) neste mês – um aumento menor do que uma parcela minoritária do mercado esperava – e que a guerra na Ucrânia por enquanto deve deixar o banco central mais cauteloso com a alta de juros – e não mais agressivo.
O presidente do Fed declarou em seu discurso em audiência com uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA que as implicações do conflito no Leste Europeu sobre a economia americana são “altamente incertos” e serão monitorados de perto.
Na Europa, mais altas. O índice Euro Stoxx 50, que é composto por empresas de todo o continente subia 0,76%. Enquanto nisso, na Alemanha o DAX crescia 0,45% e em Londres o FTSE 100 crescia 1,34%.