IRB fará oferta subsequente de ações

IRB Resseguros

A resseguradora IRB (IRBR3) informou na madrugada de hoje, via fato relevante, que fará uma oferta subsequente de ações (follow on), com a venda da participação do Banco do Brasil e da União Federal, representada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

No total, serão ofertadas 83.978.450 ações ordinárias, das quais 47.520.213 são do BB Seguros e 36.458.237 da União. Se considerarmos o valor de fechamento do último pregão (10), em R$ 101,45 cada papel, a operação pode movimentar mais de R$ 8,5 bilhões.

O processo de precificação, conhecido como bookbuilding, começa hoje e vai até a próxima quinta-feira, 18.

Hoje em dia, a IRB é controlada pela União, com 11,7% de participação, pela holding do Banco do Brasil, a BB Seguridade, que possui 15,2%, pelo Itaú Unibanco, que tem 11,1%, pelo Bradesco, com 15,2% e, por fim, pelo Fundo Barcelona, com 3% e é administrado pela Caixa.

A oferta será coordenada pelo BB Investimentos, junto com o Bank of America Merril Lynch, Bradesco BBI, Caixa Econômica, Citi, Itaú BBA e UBS.

O que é bookbuilding?

Bookbuilding é o processo em que o coordenador da oferta estuda e avalia, em conjunto com os investidores, como seria a demanda de seus ativos no mercado. Dessa forma, a empresa que pretende abrir capital deve saber qual a intenção de compra dos acionistas e chegar a um preço razoável para o IPO ou oferta secundária. Leia mais clicando aqui.

Escrever um comentário