Curva de juros cai com queda da Selic

edifício sede em Brasília

Os seguidos cortes do Banco Central na Selic, a taxa básica de juros do Brasil, derrubaram também a expectativa do mercado para os juros do país no futuro.

A B3 permite a negociação de contratos de diversos ativos no mercado futuro, como explicamos clicando aqui. Entre esses contratos, estão também os futuros de DI, ou Depósitos Interbancários. Essa taxa representa quanto os bancos cobram para emprestar dinheiro entre si e, em geral, é muito parecida com a taxa Selic.

Ao lado dos múltiplos cortes do juros esse ano, o mercado ainda espera novas quedas para o futuro. Pelo menos é isso que mostra o gráfico da curva de juros quando olhamos para os valores que são negociados no mercado futuro.

Os investidores podem comprar ou vender esses contratos se acham que os valores de juros ficarão acima ou abaixo dos que estão sendo negociados para cada data específica.

Pelo TradeMap, você pode montar uma lista com todos os contratos de juros futuros para acompanhar o movimento da curva futura completa. Veja a lista de DIs, pelos contratos de janeiro ano a ano:

É possível ver que, ao longo do ano, a taxa negociada de todos os contratos futuros caíram consideravelmente!

Foto: Rodrigo Oliveira/Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp