Vendas no varejo sobem 0,6% em setembro, informa IBGE

Apesar de reportar avanço no varejo brasileiro, o resultado de setembro indica uma desaceleração em relação às altas dos meses anteriores

Varejo, foto de Unsplash

As vendas no comércio varejista cresceram 0,6% em setembro na comparação com agosto, representando a quinta taxa positiva consecutiva desde maio. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

→ Invista no que nunca perde valor: conhecimento! Inscreva-se no Desafio Investidor Fundamentado, com a Helô Cruz (CFA) – e sem pagar por nada!

Apesar de reportar avanço no varejo brasileiro, o resultado de setembro indica uma desaceleração em relação às altas dos meses anteriores.

Por outro lado, na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio apresentou uma expansão de 7,3%.

Contudo, as leituras mensal e anual vieram abaixo do esperado pelo consenso Bloomberg. A expectativa era que as vendas no varejo subissem 1,4% e 8,4%, respectivamente.

“Trata-se de uma diminuição do ritmo de crescimento nos volumes do varejo nacional. A desaceleração é natural e representa uma acomodação, porque as quedas de março e abril foram muito expressivas, o que fez com que os meses seguintes de recuperação também tivessem altas intensas. A desaceleração é como se a série estivesse voltando à normalidade”, destaca Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Já no varejo ampliado, ou seja, considerando veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 1,2% frente ao mês anterior. O resultado também representa a quinta taxa positiva seguida.

banner curso helo 4

Foto: Unsplash

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp