EUA e China devem conversar sobre acordo comercial em breve, diz agência

EUA x Chinas - Foto: Johannes Eisele/AFP

Representantes dos Estados Unidos e da China terão uma reunião na próxima semana para discutir a implementação do acordo comercial firmado em janeiro entre as duas maiores economias do mundo. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (7) pela Bloomberg.

Segundo a publicação, o encontro ocorrerá depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ter colocado em dúvida e trégua com autoridades chinesas. O americano chegou a ameaçar um possível encerramento do acordo.

O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, participará da reunião por meio de videoconferência. Já pelo lado dos EUA, a conversa será liderada pelo representante comercial Robert Lighthizer.

Será a primeira vez que os dois representantes conversarão desde a assinatura do acordo em janeiro deste ano, pouco antes de a pandemia de Covid-19 atingir fortemente ambos países.

O acordo prevê que Liu e Lighthizer se reúnam a cada seis meses. Dessa forma, a teleconferência agendada para semana que vem acontecerá um pouco antes da data prevista.

Na última quarta-feira, 6, Trump afirmou que poderá dizer dentro de uma ou duas semanas se a China vem cumprindo ou não com as obrigações assumidas na “fase um” do acordo comercial.

Foto: Johannes Eisele/AFP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp