Você provavelmente já leu ou ouviu em noticiários do mercado financeiro algo relacionado a balanço patrimonial, não?
Mas por acaso você sabe o que isso significa? O TradeMap preparou um artigo explicando tudo sobre esse tema. Veja só:

O que é o balanço de uma empresa?
O balanço patrimonial é um relatório contábil gerado por todas as movimentações financeiras de uma companhia em determinado período. Isso inclui o que entrou ou saiu do caixa da empresa, além do panorama geral da situação econômica dela.
De uma forma geral, o balanço fornece um quadro sobre a saúde financeira da empresa, demonstrando bens, direitos e valores que ela detém em um espaço de tempo preestabelecido.
Vale lembrar que toda companhia é obrigada, por normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a elaborar seu balanço patrimonial no fim de cada exercício, já que esse processo pode ser interpretado como uma evolução do patrimônio.
→ Leia também: Como analisar os fundamentos de uma empresa?
Como é composto o balanço patrimonial?
Existem três pilares principais que compõem o balanço patrimonial, sendo que de um lado fica o ativo e, do outro, encontramos o passivo e patrimônio líquido.
Ativo
O ativo leva em conta os registros de bens, direitos e recursos próprios das empresas. Por isso, esse grupo engloba qualquer patrimônio que possa ser convertido em algum benefício ou valor econômico à companhia.
Aqui temos dois tipos de ativos:
- Ativos circulantes – direitos que a empresa possui e pode transformar em dinheiro em um período de até um ano
- Ativos não circulantes – bens e direitos com realização superior a um ano
Passivo
Já o passivo, por sua vez, diz respeito todos os recursos emprestados ou aplicados por terceiros na empresa, ou seja, ele representa as dívidas e obrigações que a companhia ainda precisa pagar.
Logo, podemos dizer que quanto maior for o valor do passivo, menos a empresa vale sobre a visão do mercado.
Assim como o ativo, o passivo é separado em duas partes:
- Passivos circulantes – dívidas que a empresa possui com vencimento menor de um ano
- Passivos não circulantes – dívidas e obrigação com prazo de vencimento maior do que um ano
Patrimônio líquido
Quando falamos em patrimônio líquido, podemos dizer sobre os recursos diretamente aplicados pelos sócios da companhia e reservas de capital. É nessa conta que são registrados os resultados líquidos da empresa, ou seja, o lucro ou prejuízo durante o exercício.
Vale lembrar que seu cálculo é sempre igual a diferença do ativo com o passivo.
Para que serve o balanço patrimonial?
Depois de tudo o que falamos até aqui podemos perceber que o balanço patrimonial serve para representar tudo o que a empresa possui, tanto de forma quantitativa como qualitativa.
Sendo assim, com o patrimônio líquido podemos ter acesso a diversos quesitos, como por exemplo:
- Entender a posição patrimonial da companhia, assim como seus bens, direitos e obrigações durante algum período
- Analisar as necessidades financeiras e operacionais da empresa
- Estudar o desempenho da empresa por meio do histórico de seu patrimônio
- Estipular o valor da companhia
Onde buscar essas informações financeiras?
Cada empresa divulga seu balanço no site de relacionamento com investidores, mas os dados podem soar confusos, principalmente para quem está começando a investir agora no mercado acionário.
Por isso, existe um jeito muito mais rápido e fácil de analisar as informações financeiras de qualquer empresa listada na bolsa – incluindo as companhias norte-americanas!
Basta você acessar o TradeMap Web, abrir o papel correspondente da companhia que você pretende investir ou já investe e analisar os dados financeiros e de mercado na tela de lâmina. Veja só:
Nessa tela você encontra todos os dados reunidos para facilitar e agilizar a análise de qualquer companhia, como o Dividend Yield e EBITDA.
Mas antes de tudo, se você ainda não é um usuário Premium, então faça o cadastro agora mesmo clicando aqui e tenha as melhores ferramentas do mercado financeiro!
Baixe agora mesmo o TradeMap e tenha acesso à maior plataforma do mercado financeiro!
Foto: Foto de iStock photo