Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ferramentas da Black Friday: veja os principais sites e aplicativos para comparar preços

Zoom, JáCotei e Google Shopping estão entre as alternativas disponíveis para o consumidor aproveitar

Foto: Shutterstock/NicoElNino

É chegada a hora de mais uma Black Friday. Esta será a 12ª edição do evento, cujo modelo foi copiado dos Estados Unidos para dar fôlego a um período de entressafra das vendas, assim viam os varejistas.

A data promocional deste ano, na sexta-feira, 25 de novembro, será também a primeira após a pandemia, já que tivemos o auge da disseminação da Covid-19 em 2020 e momentos ainda bastante difíceis em 2021. E o que você, consumidor, tem que saber para aproveitar o período, se assim desejar?

Primeiramente, tenha atenção aos preços. Parece sempre a mesma história, mas essa é uma das principais orientações referentes à promoção. E o que isso significa? Que o importante não é priorizar o percentual de desconto, mas pesquisar o histórico de preços de um produto desejado em período anterior ao do anúncio.

O ideal seria realizar uma pesquisa por um período relativamente longo, cerca de seis meses por exemplo, para aquela compra programada. Mas, se você só lembrou às vésperas da promoção que precisa de algum produto ou quer apenas aproveitar alguma pechincha, vale dar uma olhada na trajetória de custo apresentada em sites e aplicativos.

E já é possível começar a ver as ofertas de preços da Black Friday, antes data, desde o início de novembro, quando as varejistas começam a anunciar os descontos.

Veja oito ferramentas de comparação de preços na internet

Apesar de a internet ser um mundo e as empresas que participam da Black Friday representarem um número imenso, há ferramentas capazes de ajudar você a monitorar o comportamento dos preços de produtos, tanto dos valores no momento da pesquisa quanto de dados referentes a períodos anteriores. Confira alguns dos principais sites a seguir.

Zoom

Pelo Zoom, o consumidor pesquisa itens apenas de empresas com mais de um ano de existência. A empresa diz ainda consultar informações da Receita Federal, da Serasa e Procon para verificar a situação de cada uma delas.

Cerca de 300 lojas estão disponíveis no Zoom, com aproximadamente 2,5 milhões de produtos. O site conta ainda com o selo Pechincha, indicando itens com queda de preço, e ainda sinaliza o cashback disponibilizado pelas lojas, caso a compra seja realizada.

O Zoom conta também com cupons de descontos e possui uma extensão que direciona o conteúdo para uma página do navegador de internet Chrome. “Com a extensão do Zoom, é possível acompanhar o histórico de preços do produto. Você também pode criar alertas de preço para não deixar passar nenhuma oferta”, destaca a plataforma, em seu site.

JáCotei

Outro site de comparativo de preços, também com um aplicativo, é o JáCotei. A plataforma diz fazer, de antemão, uma análise de alguns produtos, nos quais são colocados selos indicando um desconto real. Além disso, disponibiliza o alerta de preço por e-mail e por extensão.

O JáCotei possui informações referentes ao histórico de preços dos produtos em um período de seis meses, assim como o Zoom. O site também produz uma newsletter que dá destaque às melhores ofertas. E, no aplicativo, é possível realizar pesquisa de preço por comando de voz e utilizando o código de barras do produto, escaneando ou digitando os números.

Por outro lado, a plataforma não traz referências de cashback.

Comparaí

O Comparaí, por sua vez, chama a atenção para um sistema interno que avalia as lojas e os marketplaces que podem ser exibidos na plataforma. Segundo o site, o sistema é atualizado constantemente e alimentado com avaliações feitas pelos usuários. O site também apresenta histórico de preços.

Uma aba intitulada “BlackFriday” direciona o usuário para o agregador de promoções Promobit, assim como para a categoria “Cupom de Descontos”.

Diferentemente do Zoom e do JáCotei, a plataforma não possui aplicativo nem a possibilidade de baixar a extensão do Google.

EscolhaSegura

O EscolhaSegura foca os produtos eletroeletrônicos, de informática e eletrodomésticos. A plataforma tem guias sobre itens diversos, a exemplo de “Qual é o melhor liquidificador? Testamos e contamos para você”, e reviews, de produtos, como são chamados os testes e as análises realizados.

A comparação de preços é feita por meio da extensão do Google, quando o acesso se dá por meio de notebooks, assim como o teste de cupons de descontos.

Disponível também por meio de aplicativo, o EscolhaSegura é uma das poucas plataformas que descrevem quem são seus gestores. O site nasceu em 2015, fundado por Bruno Lagoela, tendo como foco listas e análises de produtos.

Em 2016, um canal no YouTube foi criado. Foi quando Rodrigo Russo se uniu ao fundador. Outros quatro profissionais integram o time. A criação do comparador de preços ocorreu no fim da década passada.

Mais Barato Proteste

Este site é uma criação da Proteste, uma associação de consumidores presente em cinco países da América Latina, incluindo o Brasil. A plataforma monitora cerca de 30 lojas, possui alerta para o menor preço e testa cupons, adicionando o que gerar o maior desconto na compra. Tudo é feito também por meio de página de extensão no Chrome.

Google Shopping

A busca do Google por produtos é feita por meio do Google Shopping. No site, você pode filtrar a procura por preço e produtos que estão em promoção, além de especificar para serem incluídos no resultado os itens que têm devolução e/ou frete grátis.

Shopping Uol

A página do Shopping Uol tem um layout semelhante às extensões e sem tantos recursos, a exemplo do Google Shopping. Os destaques são os celulares, mas há possibilidade de pesquisa por outras categorias.

Compare TechTudo

O Compare TechTudo é fruto de parceria entre a empresa Webglobal e o site especializado em tecnologia TechTudo. Na plataforma, é possível comparar produtos eletroeletrônicos e informática.

O site diz utilizar um sistema de captura automática, que periodicamente atualiza as informações de preços e de produtos disponibilizados pelos anunciantes.

Às compras

Agora é só começar a navegar pelos sites e acessar os aplicativos para se familiarizar e ver quais podem atender mais a sua necessidade. E assim, quando chegar a Black Friday, você poderá estar pronto para fazer uma compra mais consciente e que realmente valha a pena.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.