A Minerva (BEEF3) adquiriu a Breeders and Packers Uruguay (BPU Meat), uma subsidiária da NH Foods, por um valor total de US$ 40 milhões, segundo comunicado publicado na manhã desta terça-feira (31).
De acordo com a companhia, a BPU Meat possui uma capacidade de abate de 1,2 mil cabeças por dia e está entre os frigoríficos de carne mais modernos da América do Sul.
A BPU Meat destina cerca de 85% de suas vendas para o mercado internacional, em especial para destinos com elevada demanda por produtos “premium”, como Europa, Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e China.
A aquisição transforma a Minerva na líder de produção de carne bovina no Uruguai, com uma capacidade de abate de 3,7 mil cabeças por dia, segundo informou a empresa.
Leia mais:
O que achamos?
A operação vem para somar o forte portfólio internacional que a Minerva tem construído ao longo dos anos.
Há três meses, em outubro de 2022, a companhia adquiriu uma das principais produtoras de ovinos da Austrália, o Australian Lamb.
A estratégia de diversificação geográfica reduz o risco de a companhia sofrer com eventuais crises específicas de uma região. Dessa forma, protege operações e receitas.
O novo empreendimento elevar a produtividade da Minerva e deve refletir em margens maiores nos próximos anos.
No terceiro trimestre de 2022, a companhia somou 948 mil cabeças abatidas. Considerando que o frigorífico adquirido produz 1,2 mil cabeças de gado por dia ou mais de 100 mil em três meses, a nova aquisição representa quase 11% da produtividade total da companhia atualmente.
Além disso, as sinergias geradas na aquisição podem refletir em redução de custos e despesas operacionais, além de criar oportunidades de arbitragem e elevar competitividade no mercado internacional, entre outros benefícios.
Como as ações devem reagir?
O viés da aquisição é positivo, portanto, as ações podem abrir em alta no pregão desta terça.
Os papéis da companhia acumulam alta de 11,9% neste ano.