Embora muitas cidades pelo país tenham cancelado as comemorações de Carnaval, o mercado financeiro brasileiro terá horários de funcionamento diferentes ao longo do período. Confira em detalhes abaixo.
Bancos fecham na segunda e na terça-feira
As agências bancárias em todo o país fecham nesta sexta-feira às 16h e só devem retomar as atividades na quarta-feira (2), das 12h às 16h. Nos locais em que as agências costumam fechar antes das 15h, o expediente bancário pode começar um pouco mais cedo para garantir o mínimo de três horas de funcionamento, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
A instituição recomenda que os clientes da rede bancária usem os canais digitais para fazer transferências e pagamento de contas nos dias em que as agências estiverem fechadas.
Contas com vencimento entre 28 de fevereiro e 1 de março poderão ser pagos, sem juros, na quarta-feira (2).
B3 e Tesouro Direto também fecham
A bolsa brasileira permanecerá fechada na segunda-feira (28) e na terça-feira (1º), e na quarta-feira (2) abre o pregão às 13h e fecha às 18h. No periodo em que a B3 permanecer fechada, não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa, derivativos listados, nem de empréstimo de ativos. Também não haverá negociação na Câmara de Câmbio da B3.
No caso do Tesouro Direto, também não haverá negociação de títulos na segunda e na terça-feira, e na quarta-feira as operações serão retomadas a partir das 14h até 18h. Investimentos e vendas de títulos feitos nesta sexta-feira, portanto, serão liquidados somente na quarta-feira.
PTAX muda de horário
O Banco Central também mudará a coleta da PTAX, a taxa de câmbio oficial, por causa do feriado de Carnaval.
Na quarta-feira, a apuração da taxa será feita em apenas duas etapas – em vez das quatro tradicionais -, e mais tarde do que de costume.
A primeira rodada de pesquisa para a formação da PTAX será entre 14h30 e 14h40, e a segunda e última acontecerá das 15h30 às 15h40.
O boletim de fechamento PTAX será divulgado simultaneamente ao boletim de 15h30 e as taxas de compra e de venda corresponderão às médias aritméticas apuradas nas duas consultas do dia.