Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Vale (VALE3) solta prévia operacional e metais básicos são os grandes destaques

Vale registra maior produção e vendas de níquel e cobre que devem começar a ter maior participação nas receitas e reduzir risco da companhia

Foto: Shutterstock

A Vale registrou melhora no desempenho operacional tanto em vendas quanto em produção de acordo com prévia dos resultados publicada na noite de segunda-feira (17).

A produção de minério de ferro cresceu 21% em comparação com trimestre anterior e 1,1% em relação à igual período de 2021, para 89,7 milhões de toneladas. Além disso, a produção de níquel registrou alta de 51% em comparação com trimestre anterior e 71,5% no anual.

O volume de vendas também cresceu, porém em menor proporção, expandindo 6% trimestre a trimestre e 3,8% ano a ano para 77,6 milhões de toneladas. Já as vendas de níquel e cobre cresceram 13% e 37% trimestralmente e 6% e 7,8% anualmente, respectivamente.

Este aumento na produção e vendas é explicado pelo período seco em parte de sua área de operação e o maior volume de compras de minério de ferro de terceiros, segundo a empresa.

O que achamos?

O resultado veio em linha com expectativas do mercado, que esperava por produção e vendas mais equilibradas devido a gargalos logísticos e arrefecimento econômico na China.

A normalização do clima permitiu com que a Vale voltasse a produzir maiores volumes de minério e metais básicos, o que deve refletir em receitas maiores neste trimestre em comparação com o imediatamente anterior.

Por outro lado, os preços das commodities tanto de minério de ferro quanto de níquel estão em patamares abaixo do registrado no mesmo período de 2021.

Além disso, o volume de vendas não foi tão expressivo para compensar os preços. Portanto, a receita deve vir abaixo do reportado no terceiro trimestre de 2021.

Um ponto positivo é o avanço da produção de níquel e melhor desempenho dos metais básicos. Estes podem ser uma porta para aumentar o valor da Vale caso se concretize a venda de uma fatia deste segmento a outra empresa.

A maior produção e expectativas de maior demanda por níquel no futuro como matéria-prima para baterias elétricas pode ser uma avenida de crescimento para Vale.

Adicionalmente, o avanço na produção de metais básicos reduz o risco da companhia em relação à dependência do minério de ferro. Portanto, traz uma segurança com a diversificação, caso os preços do minério de ferro venham a cair.

No segundo trimestre a receita advinda de metais básicos representou 15% da receita total. A fatia pode não ser tão expressiva de momento, porém tende a crescer ao longo dos anos.

Como as ações devem reagir?

Este foi um resultado positivo para Vale, que conseguiu manter produção e vendas superiores em comparação ano a ano mesmo com adversidades globais.

O mercado esperava produção e vendas próximas dos níveis observados no terceiro trimestre de 2021, e as ações já estavam precificadas com estas expectativas. Porém o aumento da produção de metais básicos deve inspirar otimismo aos investidores.

Portanto, os papéis da Vale devem abrir em leve alta no pregão desta terça-feira (18). As ações da companhia acumulam queda de 9,4% no ano, e os ADRs da Vale sobem mais de 2% no pré-mercado de Nova York..

*O Pré-Trade é publicado diariamente pela Agência TradeMap, sempre antes da abertura da Bolsa, e se propõe a indicar como investidores podem reagir no pregão em reação a alguma notícia ou fato novo que tenha relação com uma ação específica em sua carteira. O conteúdo se destina a fins informativos e não deve ser interpretado como nenhum tipo de recomendação de investimentos.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Fique por dentro das principais notícias do mercado. Assine a nossa TradeLetter