Usiminas (USIM5) e Vale (VALE3) retomam produção de minério após chuva em MG diminuir

Após uma semana com as atividades paralisadas, empresas retomem produção de forma gradativa

Após uma semana com as atividades paralisadas devido às grandes chuvas em Minas Gerais, Usiminas (USIM5) e Vale (VALE3) retomam parcialmente a produção na região.

A Usiminas informou via comunicado, que está retomando aos poucos as operações da controlada Mineração Usiminas (Musa). Já na Vale, a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e produção dos Sistemas Sudeste e Sul voltou a funcionar.

As empresas haviam suspendido operações na região por conta das chuvas excessivas no estado. As medidas foram tomadas para garantir a segurança dos empregados e das comunidades localizadas no entorno de suas estruturas, segundo elas.

No comunicado da Usiminas, é dito que as consequências das fortes chuvas na região afetaram as empresas que participam da cadeia logística de escoamento de minério. Porém, a empresa acredita numa recuperação rápida.

A Vale estimou impacto de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas na produção e compra de minério de ferro em razão da pausa nas atividades. Porém, reitera que o período chuvoso já era considerado nas estimativas da companhia para 2022 e reiterou que neste ano deve produzir de 320 milhões a 335 milhões de toneladas de minério de ferro.

Barragens

Ambas as empresas reiteram que não há riscos de rompimentos de barragens de sua responsabilidade na região. Segundo a Usiminas, a Barragem Central da MUSA retornou ao nível não emergencial (“nível zero”) do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração.

A Vale continua o monitoramento de suas estruturas. De acordo com comunicado, a barragem Área IX, de Ouro Preto-MG, apresentou elevação do protocolo de emergência de nível 1 para nível 2, após alterações na ombreira direita da estrutura.

Já a barragem Dique Elefante, localizada na região central do estado, está no protocolo de emergência em nível 1, após erosão na ombreira direita da estrutura, sem o comprometimento de sua estabilidade.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.